O evento contou com a presença do presidente em exercício Geraldo Alckmin; dos ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e da Educação, Camilo Santana; do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha; do secretário executivo do CDESS, Paulo Pereira; Roberta Eugênia, Ministra de Igualdade Racial; Maria Lacerda, Ministra da dos Direitos Humanos; Gustavo Guimarães, secretário executivo do Ministério do Planejamento, além de representantes dos ministérios da Saúde, dos Direitos Humanos e dos Povos Indígenas.
O “Conselhão”, como é chamado, é um espaço destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade. Recentemente, após a reunião inaugural do conselho gestor, os conselheiros e conselheiras aprovaram a criação de cinco Comissões Temáticas e 16 Grupos de Trabalho, dentre eles o que trata de assuntos relacionados à primeira infância, que será coordenado pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, com relatoria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).
Em suas palavras, Silvio reforçou que a Undime representa todos os dirigentes municipais de Educação do país e que a entidade está pronta para colaborar com o Grupo de Trabalho com foco na criança na escola. “Como estudioso que sou, com formação nas áreas que envolvem os processos de aprendizagem, o lúdico e o brincar, acreditamos que a criança tem que estar na creche (escola) com espaço e segurança para brincar e aprender" disse.
Fidelis lembrou que um pacto pela Primeira Infância foi assinado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT), que é uma iniciativa organizada pelo Tribunal de Contas (TCE/MT), Ministério Público (MP/MT) e outras 19 instituições.
O secretário de vice-presidente nacional da Undime, Silvio Fidelis agradeceu o presidente em exercício pela retomada das obras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que são importantes para atender a criança na escola e o seu desenvolvimento integral.
Para o prefeito Kalil Baracat, a participação do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea em eventos do governo federal reforça a representatividade do município e de Mato Grosso.
Sobre o Conselhão - Liderado pelo presidente Lula e com coordenação do ministro Alexandre Padilha, o colegiado representa um canal de diálogo permanente entre governo federal e os mais diversos setores da sociedade brasileira. Criado por lei em 2003, o Conselho foi extinto em 2019 e teve as suas atividades retomadas em maio de 2023. O novo Conselho ganhou em seu nome o termo “Sustentável”, para chamar atenção sobre a potencialidade ambiental do país no atual cenário de mudanças climáticas.
Tradicionalmente foi integrado por representantes da sociedade civil de diversos segmentos, em uma composição ampla e plural. No novo formato, pretende ser ainda mais representativo da sociedade, contando com cidadãs e cidadãos de diferentes grupos e classes sociais, com aumento da participação feminina e maior busca por diversidade étnico-racial e territorial.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!