ECONOMIA

Seplag realiza evento para a promoção do programa de aceleração de startups públicas

Por Secom Gov.MT
Publicado em 31-07-2024 às 09:18hrs
Com mais de 150 inscritos, o evento reuniu servidores e gestores de diferentes setores da sociedade

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) reuniu, nesta terça-feira (30.07), servidores públicos e convidados para apresentação oficial do Acelera gov.mt. O evento, realizado no salão Cloves Vettorato, contou com cerca de 160 participantes e foi encerrado com uma palestra sobre inovação e intraempreendedorismo.

Além dos inscritos, o encontro contou com as presenças do secretário de Planejamento e Gestão de Mato, Basílio Bezerra, e da diretora superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Lélia Brun. Também estiveram presentes o secretário adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Thiago Pinheiro, secretários adjuntos da Seplag e outras autoridades.

Basílio ressaltou o potencial dos servidores públicos além de suas atribuições diárias e enfatizou a responsabilidade da gestão estadual em criar condições para transformar ideias em benefícios para a população.

“Precisamos que os servidores consigam colocar em prática não só aquela atividade rotineira, sistemática, mas também ideias que levem a gestão pública a ser mais eficiente e apresentar um trabalho melhor para a sociedade”, explica o secretário, destacando o potencial dos servidores e o papel de entregas públicas para os mato-grossenses.

A diretora do Sebrae-MT relaciona o empreendedorismo ao intraempreendedorismo, enfatizando o potencial transformador desse diálogo. “O intraempreendedorismo que está sendo estimulado dentro do Governo é de suma importância, porque, no nosso olhar, é o empreendedorismo corporativo que possibilita projetos inovadores”, acentua Lélia Brun.

Acelera Gov MT

O Acelera Gov MT vai apoiar até 30 projetos oriundos da administração pública estadual de MT. A iniciativa, pioneira no cenário nacional, surgiu de uma cooperação inédita entre o Governo Estadual, por meio da Seplag, e o Sebrae. Cerca de R$750 mil serão investidos nas propostas selecionadas.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento de Governo Digital da Seplag, o Acelera Gov MT é uma oportunidade para o servidor público desenvolver seus projetos. “Muitas vezes, o servidor público tem uma ideia, uma necessidade de melhorar o seu trabalho ou um resultado do seu órgão. Então, nós entramos com o apoio necessário para ajudá-lo a desenvolver esse projeto”, explica Sandro Brandão.

O servidor público estadual Leandro Queiroz explica que inscreveu uma proposta em equipe para pleitear uma das vagas do programa e ressalta a garantia estabelecida por meio Decreto Nº 1200/2021.

“A grande vantagem desse programa é que ele dá essa segurança jurídica necessária para a execução de uma ideia sem gerar nos propositores o medo de errar”, considera o coordenador de gestão estratégica de dados e informação.

Palestras  

O evento contou com a exposição realizada pelo superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, abordando o intraempreendedorismo público. Em seguida, o professor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, Genésio Gomes, encerrou com uma palestra sobre inovação e intraempreendedorismo. 

Ele lembrou que, muitas vezes, para inovar foi necessário pedir desculpas ao invés de licença. “O empreendedorismo e a inovação, hoje, estão em todos os setores e muito mais no governo. O Governo precisa acelerar os seus processos para gerar mais impacto na vida dos cidadãos. Esse impacto se dá por meio da inovação”, declara o palestrante, informando que muitos servidores ainda não se atentaram a esse processo de inovação.

Saiba mais sobre o programa Acelera Gov MT, clicando neste link

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais