Em mais uma edição do projeto TCEstudantil, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) abriu as portas do órgão para 40 acadêmicos dos cursos de Gestão Pública e de Ciências Contábeis dos câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Cuiabá e Nova Mutum, respectivamente.
Na ocasião, o supervisor da Escola Superior de Contas do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis, destacou a importância do projeto, que tem por objetivo incentivar o protagonismo juvenil e estimular o controle social como prática diária.
“Nosso intuito é mostrar com clareza e provocá-los para que tenham interesse pela coisa pública. A partir do momento que começam a entender o que é realmente, como funciona na prática, também passam a ter consciência e vontade de prestar atenção nos movimentos públicos”, salientou o supervisor.
Os alunos conheceram a missão, as obrigações e o funcionamento do TCE-MT e do Ministério Público de Contas (MPC), que foram didaticamente apresentados. Também tiveram acesso a decisões, julgamentos, canais de comunicação, sistemas, projetos e ações voltadas à formação da cidadania e, por fim, visitaram todos os setores do Tribunal de Contas.
Secretário da 4ª Secretaria de Controle Externo, o auditor público José Fernandes Correia de Góes foi um dos que recepcionou os estudantes. “Esse programa tenta desenvolver na mente dos estudantes a verdadeira cidadania, para que tenham vontade de participar de audiências públicas, contribuir com o orçamento de sua cidade, fazer uma denúncia a fim de corrigir falhas para que a gestão pública seja mais eficaz, eficiente e contribua com a sociedade da melhor maneira possível. Esse é o princípio da dignidade humana.”
Docente do Campus de Nova Mutum, Carine Cantini Ledur agradeceu ao TCE-MT pela oportunidade. “Para nosso curso de Ciências Contábeis é uma porta que se abre na vida desses acadêmicos, que puderam conhecer de perto o funcionamento do Tribunal de Contas e se aproximar de quem atua aqui.”
Para o acadêmico Rafael Gomes, a oportunidade despertou um interesse futuro. “Olhando a dimensão do Tribunal de Contas, tudo que foi mostrado aqui, tenho um novo objetivo de poder fazer parte de uma instituição como essa.”
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!