Todas as inscrições devem ser feitas pelo Sistema Eletrônico de Informações (Sei) até o dia 7 de outubro. Os editais seguem regras próprias, inclusive quanto a reserva de vagas para técnicos-administrativos e ações afirmativas.
Entre os Programas com vagas para mestrado ou doutorado na área de humanidades estão o PPG em Antropologia Social, Comunicação, Educação, Economia, Estudos de Cultura Contemporânea, Filosofia, Geografia, História, Política Social e Sociologia.
Os editais e anexos estão disponíveis na página dos Programas ou na seção de editais da UFMT. Para localizá-lo, basta digitar o nome do programa na caixa de busca.
Antropologia Social (PPGAS)
São oferecidas 24 vagas, sendo 9 para a linha de pesquisa “Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias” e 10 para a linha de “Sociabilidades, Identidades e Subjetividades”. Destas, 5 são reservadas para ações afirmativas.
Comunicação (PPGCOM)
São oferecidas 14 vagas, nas linhas de pesquisa de são Política e Cidadania, com oito vagas, e Estéticas e Narrativas, com seis. Das vagas ofertadas, 25% ou seja, quatro vagas, serão reservadas para as ações afirmativas, onde são elegíveis à candidatura candidato/a/es negro/a/es autodeclarado/a/es (preto/a/es e pardo/a/es), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
Educação (PPGE)
Ao todo são 43 vagas para o Mestrado em Educação e 15 para o Doutorado em Educação. Do total de vagas de vagas para o mestrado, 28 são para ampla concorrência e 15 para ações afirmativas nas linhas de pesquisa “Culturas escolares e linguagens”, “Cultura, Memória e Teorias em Educação”, “Educação em ciência e educação matemática”, “Movimentos sociais, política e educação popular” e “Organização escolar, formação e práticas pedagógicas”. Das 15 vagas para o doutorado, 9 serão preenchidas a partir de ampla concorrência e 6 em ações afirmativas nas mesmas linhas do mestrado, exceto “Culturas escolares e linguagens”.
Economia (PPGEco)
São oferecidas 20 vagas, sendo sete para a linha de pesquisa em Políticas Públicas, seis para Economia Agrícola e outras sete para Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade.
Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO)
Na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas são ofertadas cinco vagas para o mestrado e sete para o doutorado. Já a linha Epistemes Contemporâneas oferta oito para mestrado, e sete vagas para doutorado. Comunicação e Mediações apresenta seis vagas para mestrado e duas para doutorado. Dessas 35 vagas, sete são destinadas às ações afirmativas, sendo quatro em mestrado e três para doutorado.
Filosofia (PPGFil)
São oferecidas 20 vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa: Epistemologia, Mente e Linguagem e na linha Filosofia Social, ambas com dez vagas cada. Dessas, quatro vagas são destinadas à candidatura das vagas de ações afirmativas, candidatos negros autodeclarados (pretos e pardos), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
Geografia (PPGGeo)
Ao todo são 18 vagas nas linhas de pesquisa de Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas, Produção do Espaço Regional, além do Eixo Transversal: Ensino de Geografia. Do total de vagas, 4 serão destinadas a ações afirmativas para candidatos negros autodeclarados, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
História (PPGHis)
As vagas previstas no edital estão divididas em ampla concorrência e ações afirmativas, sendo 16 para o Mestrado e 12 para o Doutorado. As linhas de pesquisa são Territórios, Sociedades e Dimensões da Política e Fronteiras, Identidades e Culturas.
Política Social (PPGPS)
A área de Concentração é Política Social, Estado, Sociedade e Direitos Sociais, e as Linhas de Pesquisa são Política Social e Direitos Sociais e Trabalho; Questão Social e Serviço Social. Das vagas, 15 são para ampla concorrência e quatro destinadas aos candidatos(as) negros(as) autodeclarados(as), pretos ou pardos, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
Sociologia (PPGS)
A linha de pesquisa é Sociedade, cultura e poder, e das vagas, quatro serão reservadas para as ações afirmativas, nos termos da Resolução da UFMT. Para essas, são elegíveis à candidatura candidatos negros autodeclarados (pretos ou pardos), quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!