PI 78426 AL- MT VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS de 21 a 29 de JANEIRO 2025

CULTURA

UFMT lança 23ª mostra latino-americana com exibição de curtas de MT

Por Da assessoria UFMT
Publicado em 11-05-2024 às 10:00hrs
O lançamento será realizado no Teatro Universitário da UFMT, a partir das 19h, na próxima quarta-feira (15.05).

O Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lança, na próxima quarta-feira (15.05), a 23ª edição da MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina. Uma iniciativa que vem se consolidando há mais de duas décadas como a principal janela para a produção audiovisual de curta duração universitária e independente de Mato Grosso, em Cuiabá, no coração da América do Sul. Com o tema “Descaminhos do centro”, escolhido para a edição deste ano, a MAUAL celebra as interconexões culturais e a potência das produções realizadas fora dos grandes centros.

O lançamento será realizado no Teatro Universitário da UFMT, a partir das 19h. Compõem a programação os lançamentos da TV MAUAL, iniciativa do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, e do segundo volume da coletânea ‘Cinema e Audiovisual em Mato Grosso’, projeto editorial do Cineclube Coxiponés. Os livros serão distribuídos gratuitamente na ocasião. A noite terá ainda exibição de curtas mato-grossenses premiados na edição anterior.

O evento também marca a abertura de inscrições de curtas-metragens para a mostra competitiva da 23ª MAUAL, realizadas pelo site https://www.mostrauniversitariaufmt.com. A supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema, adianta que a novidade deste ano será a categoria competitiva de videoclipes universitários. Ela também destaca novas e renovadas parcerias e ações. 

“Nesta edição, tivemos o privilégio de contar com o olhar do querido artista visual André Gorayeb para retratar o tema da MAUAL 2024. Também damos continuidade às profícuas parcerias com o Sebrae Mato Grosso e com nossa produtora executiva Danielle Bertolini, por meio realização, dentre outras ações, da segunda edição do Maual Lab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais da MAUAL. Além de diversos novos parceiros e apoiadores que serão divulgados ao longo da nossa programação expandida”, reforça. 

Com tema “Descaminhos do centro”, a 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) faz referência aos Caminhos de Peabiru: antigas rotas realizadas por povos originários que cruzavam a América do Sul conectando diferentes regiões, do litoral sul brasileiro ao Peru, muito antes da chegada dos colonizadores europeus. “Um tema que nos desafia a repensar nossas relações com o território, desconfinar horizontes e experimentar outras vivências e realidades, revelando a potência da produção audiovisual feita fora dos grandes centros”, explica Letícia Capanema.

Nessa perspectiva, a mostra compreende o audiovisual como uma ferramenta poderosa. “Por meio de imagens e sonoridades, a Mostra nos impele a caminhar por novos territórios, renovando nossa capacidade de imaginar o mundo e de terrexistir. Em meio a esse convite à sensibilidade, somos instigados a enxergar a América Latina para além de suas fronteiras, reconhecendo-a como lugar onde sonhos e lutas se entrelaçam”, diz trecho do texto de apresentação do tema.

Exibição de filmes 

Durante o lançamento da 23ª Maual, serão exibidos cinco curtas-metragens mato-grossenses premiados na edição anterior da mostra competitiva. São eles: ‘Bixas Pretas: Entre o amor e os afetos’, de Diego Cavalcante, melhor curta universitário pelo júri popular; ‘O marinheiro perdido na ilha de pedra’, de Lima Pereira, melhor curta brasileiro universitário experimental pelo júri oficial; ‘Pinjawuli: o veneno me alcançou’, de Bih Kezo, melhor curta brasileiro independente experimental; ‘Itinerário de Cicatrizes’, de Glória Albues, melhor curta mato-grossense; e ‘Entrelaços’, de Sophia Cardoso, melhor curta curtíssimo.

Cinema e Audiovisual em Mato Grosso – Vol.2

Iniciativa do Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ‘Cinema e Audiovisual em Mato Grosso – Vol.2’ reúne artigos, relatos de experiência, análises, críticas e entrevistas de pesquisadores, realizadores e coletivos que apresentam um panorama histórico e situa a paisagem contemporânea das produções mato-grossenses. O livro é organizado pelos professores de Comunicação da UFMT Aline Wendpap, Diego Baraldi, Gilson Costa e Letícia Capanema.

“A diversidade de narrativas, de propostas estéticas, de temáticas e de formatos atesta, ao nosso Estado, um lugar de reconhecimento na cena cinematográfica nacional. Admitindo esse cenário, o segundo volume do livro Cinema e Audiovisual em Mato Grosso reafirma o seu desafio no sentido de proporcionar um reconhecimento a essas iniciativas e contribuir para a história e memória de realizadores, entusiastas e profissionais, bem como de suas respectivas obras, experiências e afetações”, descrevem os organizadores. 

O novo volume que será lançado na quarta-feira (15/05) atesta e reafirma o objetivo da obra de incentivar a produção de realizadores e pesquisadores da região, animando a “missão de não deixar se perder, entre frestas de luz e sombras, a trajetória de nosso cinema”.

TV MAUAL

Realizada por alunos do departamento de Comunicação da UFMT, a TV MAUAL reúne imagens de arquivo e depoimentos que compõem o acervo do Cineclube Coxiponés em uma série de programas em formato televisivo de até dez minutos de duração. O projeto tem coordenação do professor do curso de Cinema e Audiovisual Moacir Francisco Barros. O primeiro episódio, que será exibido durante o lançamento da 23ª MAUAL, revisita a trajetória da Mostra Universitária da UFMT, que se tornou latino-americana e passou a abranger a produção independente, se consolidando como a principal vitrine para a produção mato-grossense de curta duração. 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais