A gestão humanizada da Prefeitura de Cuiabá alcançou a meta e climatizou todas as vans do Projeto Buscar, sistema de transporte público do município destinado especificamente para Pessoa com Deficiência (PCD) e com alto grau de dependência de mobilidade, que precisam se deslocar para tratamento médico, estudos, trabalho e também para momentos de lazer.
De acordo com o diretor de transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Jorge Budib, a iniciativa atende mais de 1500 pessoas por mês e possui 12 vans disponíveis, sendo nove delas entregues na gestão Emanuel Pinheiro. Todas possuem elevadores modernos, ar-condicionado e capacidade para quatro passageiros, garantindo conforto no transporte social. A entrega desses novos veículos faz parte da sequência de metas do Prefeito em modernizar o transporte público com ar-condicionado, tecnologia de ponta e acessibilidade. Nos sete anos de gestão, foram entregues também 200 novos ônibus para transporte público, todos climatizados.
A seleção dos beneficiários do Buscar é realizada pela Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), que em seguida envia os nomes à Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU), que realiza a gestão quanto aos horários de cada pessoa.
“A acessibilidade nos meios de transporte público é um direito do cidadão, de suma importância, pois permite que pessoas com deficiência tenham mais qualidade de vida em suas idas e vindas, tendo mais independência, autonomia e satisfação”, disse Nicolau ao completar que o projeto é uma conquista de inclusão social da gestão humanizada.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!