O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, decretou ponto facultativo no âmbito do Poder Executivo Municipal na sexta-feira, 31 de maio de 2024. A decisão foi tomada em virtude do feriado nacional de Corpus Christi, que será celebrado na quinta-feira, 30 de maio.
O feriado de Corpus Christi, celebrado 60 dias após a Páscoa, é uma data móvel que sempre cai em uma quinta-feira. Esta celebração, cujo nome significa "Corpo de Cristo" em latim, é marcada por procissões e missas em homenagem à Eucaristia, um dos sacramentos mais importantes da Igreja Católica. A tradição inclui a confecção de tapetes de flores e serragem pelas ruas onde as procissões passam, formando desenhos religiosos.
O decreto, assinado pelo prefeito Kalil Baracat, foi estabelecido conforme as atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal de Várzea Grande, especificamente pelo artigo 69, inciso VI.
“Importante ressaltar que o decreto não se aplica aos serviços de plantão e às atividades essenciais que não permitem interrupções, garantindo que serviços de saúde, segurança e outros serviços públicos essenciais continuem funcionando normalmente”, pontuou o procurador-geral do município, Jomas Fulgêncio de Lima Júnior.
O procurador-geral acrescenta que a medida também espera beneficiar o comércio local e o setor de turismo, com a possibilidade de viagens e atividades de lazer. A Prefeitura de Várzea Grande reforça que todos os serviços essenciais continuarão operando normalmente e que a população não será prejudicada com a medida, e que o ponto facultativo não se aplica ao comércio local.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!