A partir das 8h, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) promovem o evento de comemoração aos 35 anos de promulgação do texto constitucional do Estado. A cerimônia especial contará com a participação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Gilmar Mendes.
O início do seminário é previsto para às 9h e será realizado no Plenário Renê Barbour, com palestras sobre a evolução da Constituição Federal e da Constituição Estadual, os desafios encontrados na implementação de preceitos constitucionais, e as perspectivas futuras para fortalecimentos dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito em Mato Grosso.
Na programação, ainda, painéis como “A Constituição de Mato Grosso” e as apresentações sob os temas “História e Evolução da Constituição do Estado de Mato Grosso”; “Direitos Fundamentais e o STF: Proteção e Efetividade”; “O STF e a Crise da Democracia: Reflexões e Respostas”, e ainda o “O STF e a Proteção do Meio Ambiente: Entre a Constituição e a Sustentabilidade”.
O simpósio tem previsão de encerramento às 12h30.
PROGRAMAÇÃO
9h - Cerimônia de Abertura
10h – Painel: A Constituição do Mato GrossoPresidente do Painel - Deputado Eduardo Botelho
Palestra: "História e Evolução da Constituição do Estado de Mato Grosso"
Palestrante: Constituinte Estadual Dr. José Esteves de Lacerda Filho
Palestra: "Direitos Fundamentais e o STF: Proteção e Efetividade"
Palestrante: Ministro do STF Gilmar Mendes
Palestra: "O STF e a Crise da Democracia: Reflexões e Respostas"
Palestrante: Ministro do STF Alexandre de Moraes
Palestra: "O STF e a Proteção do Meio Ambiente: Entre a Constituição e a Sustentabilidade"
Palestrante: Ministro do STF Flávio Dino
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!