O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), disse acreditar que no máximo em 10 dias os deputados decidam quais serão os nomes a compor a chapa de Max Russi (PSB), especialmente para o cargo de primeiro-secretário, nas eleições para a Mesa Diretora, que ocorrem na primeira semana de agosto, após o recesso parlamentar.
A primeira secretaria é disputada por Janaina Riva (MDB), Dilmar dal Bosco (União Brasil) e Beto Dois a Um (União Brasil), sendo o segundo cargo mais importante da Mesa, já que é o primeiro-secretário quem ordena as despesas do legislativo estadual.
Em entrevista à imprensa, Botelho relembrou que não está participando ativamente ou auxiliando os candidatos ao cargo, mas acredita em um grande consenso entre os deputados em duas semanas. Ele não vê com estranheza a disputa interna. Segundo ele, “eleições da Mesa se decide no final”.
“Eu e Max fizemos um acordo de que não participaríamos no processo de apoiar indiretamente, aquele que somar maior número vai ter o nosso diretamente. Eleições de Mesa só se converge no final, só lá na frente. Estamos deixando eles trabalharem, Janaina está trabalhando, Beto está e agora o Dilmar entrou na parada. Daqui há uma semana e meia, ou duas, veremos quem terá o grupo forte e consistente para fechar e tentar acordo”, disse Botelho à imprensa.
A nova Mesa Diretora será escolhida nos dias 6 e 7 de agosto pelos deputados na Assembleia Legislativa. Os escolhidos comandarão o legislativo pelo biênio de 2025/2026. A partir deste pleito, novos cargos serão criados: segundo, terceiro vice-presidentes e um terceiro, quarto, quinto e sexto secretários.
Fora o cargo de primeiro secretário, a vice-presidência também está sendo alvo de disputa por dois deputados: Júlio Campos (União Brasil) e Gilberto Cattani (PL).
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!