POLITICA

Dep. Federal Emanuel Pinheiro Neto lança livro sobre entraves ao desenvolvimento do Brasil

Por Da Redação
Publicado em 28-01-2026 às 09:24hrs
Deputado do MDB propõe reflexão sobre as causas históricas do atraso brasileiro

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB), vice-líder do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, está lançando o livro “Desconstruindo o atraso brasileiro”. A obra será lançada pela Matrix Editora.

Emanuelzinho se propõe a analisar os desafios no caminho do crescimento do país. Com isso, oferece elementos para a reflexão sobre “por que o Brasil ainda não é o que pode ser”.

“O Brasil não é atrasado por natureza. Nem por culpa de sua gente, nem por causa da burocracia, nem por conta dos gastos sociais, como muitos pensam”, diz trecho da obra.

Na obra, Emanuelzinho revela como a elite econômica e política brasileira historicamente sabotou projetos de desenvolvimento nacional. Além disso, sustenta que a mesma elite impôs complexos de inferioridade e manteve o país no papel de mero fornecedor de matéria-prima para o mundo.

O lançamento ocorre em meio a um momento de maior projeção política do parlamentar, que recentemente também ganhou visibilidade nacional ao defender investigações amplas sobre o escândalo do Banco Master no Congresso. A combinação entre produção intelectual e atuação parlamentar reforça o movimento de Emanuelzinho em se posicionar como voz ativa no debate sobre o futuro econômico e institucional do país.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais