UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

POLITICA

Câmara de Cuiabá rejeita pedido de urgência para votação de projeto que proíbe investimentos no Carnaval

Por Da redação J1Agora
Publicado em 26-02-2025 às 09:40hrs
Agora a proposta será discutida com todas as entidades envolvidas no assunto.

A Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou o pedido de urgência para votação do projeto de lei que proíbe o uso de recursos públicos da Prefeitura de Cuiabá para investimentos em festas de Carnaval, durante sessão nesta terça-feira (25). Agora, a proposta de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL) deverá ser discutida com todas as entidades envolvidas no assunto.

A urgência para a votação foi rejeitada com 9 votos contra, 5 votos a favor e duas abstenções.

Na sexta-feira (21), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel) emitiu uma nota manifestando discordância com os pontos apontados pelo vereador e, disse que a não destinação de verbas para estes eventos pode resultar em prejuízos consideráveis para a economia local e para a cultura dos cuiabanos.

O texto determina a proibição de financiamento, patrocínio ou qualquer outra forma de repasse de verbas para a organização e realização do Carnaval na capital. A proposta se baseia no decreto de calamidade financeira publicado pelo prefeito Abilio Brunini (PL), no terceiro dia de gestão.

O projeto pretende vetar:

  • repasses de recursos financeiros, diretos ou indiretos, para entidades públicas ou privadas que organizam eventos de carnaval;
  • concessão de ajuda, subvenção ou patrocínio a blocos, escolas de samba, associações ou outras organizações carnavalescas.


O projeto estabele ainda que os recursos públicos destinados ao Carnaval deveriam ser direcionados para investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social, com o objetivo de promover a recuperação econômica e garantir a estabilidade financeira do município.

No começo de fevereito, três projetos de lei protocolados na Câmara Municipal de Cuiabá pelo vereador Rafael Beal Ranalli (PL), propõem a restrição da participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+, a proibição de músicas que fazem apologia ao crime e sexo biológico como critério único para a participação de competidores em esportes.

  • Projeto N° 11 /2025


Visa restringir a participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+ na capital mato-grossense.

  • Projeto N° 12 /2025


Visa o sexo biológico como critério único para a participação de competidores em esportes. Em entrevista à TV Centro América, o parlamentar enfatizou que acredita que mulheres transexuais devem competir nos esportes com homens.

  • Projeto N° 13 /2025


Proíbe o uso de dinheiro público para contratar artistas ou financiar shows que incentivem o crime, o tráfico de drogas, o uso de entorpecentes ou a sexualização inadequada. O vereador afirma que canções são inapropriadas e usou o gênero funk como exemplo.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais