Alcimar Expoautomecanica

VERdade

Cuiabá deve marcar 14ºC na quarta-feira, mas sobe para 39ºC na sexta; veja como se cuidar

Por Da Redação Únicanews
Publicado em 29-07-2025 às 09:13hrs
Autoridades alertam para riscos à saúde e orientam cuidados.
Cuiabá deve marcar 14ºC na quarta-feira, mas sobe para 39ºC na sexta; veja como se cuidar

Cuiabá enfrentará uma oscilação brusca de temperatura nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil e institutos meteorológicos, a capital de Mato Grosso deve registrar mínima de 14°C na quarta-feira (30), devido a uma frente fria que avança pelo Estado, fruto de um ciclone que chega ao Sul do país. Já na sexta-feira (1º), os termômetros podem disparar para os 39°C, indicando um forte retorno do calor típico da região.  

Nesta segunda-feira (28), a Defesa Civil de Mato Grosso chegou a emitir um alerta para a queda brusca de temperatura que começa na noite dessa terça-feira. "Friagem para Mato Grosso. Declínio de temperatura, com risco à saude. Em caso de emergência, ligue 193 ou 199", diz o comunicado enviado à população.

De acordo com a Agência Climatempo, a temperatura começa a cair amanhã, quando Cuiabá terá mínima de 16ºC e a máxima não passa de 24ºC.

Na quarta-feira (30), a mínima cai a 14ºC no início da manhã, mas a máxima já começa a subir no período da tarde, podendo chegar aos 31ºC.

Na quinta-feira (31) o calorão volta a se estabelecer, com máxima de 37ºC.

A sexta-feira (1º), abrindo o típico mês extremamente quente de Agosto, vai marcar máxima de 39ºC, o que se repetirá no sábado.

Essa “gangorra climática” exige atenção redobrada da população, principalmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, que são mais vulneráveis às mudanças repentinas de temperatura. 

Cuidados recomendados:

Mantenha-se hidratado, mesmo durante o frio;

Use roupas adequadas e evite exposição ao vento gelado;

Evite mudanças bruscas de ambiente (do quente para o frio);

Cuide da alimentação e reforce a imunidade com frutas e vegetais;

No calor, use roupas leves, evite exposição solar prolongada e reforce o uso de protetor solar.  

Especialistas reforçam que oscilações como essa tendem a provocar aumento nos atendimentos por problemas respiratórios e desidratação. A orientação é acompanhar os boletins meteorológicos e, sempre que possível, manter a casa ventilada e livre de poeira, para reduzir crises alérgicas.  

A Defesa Civil continuará monitorando as condições e pode emitir novos avisos.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais