PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

SAÚDE

Cuiabá já imunizou mais da metade da população elegível com a primeira dose

Por ROBERTA PENHA - SECON PREFEITURA DE CUIABÁ
Publicado em 23-07-2021 às 00:02hrs
Recebimento de poucas doses por semana impede que a vacinação seja mais célere
Cuiabá já imunizou mais da metade da população elegível com a primeira dose

Mais da metade da população elegível - que é 459.541 - para tomar a vacina contra o coronavírus já foi vacinada com a primeira dose em Cuiabá. De 20 de janeiro até esta quarta-feira, 22 de julho, 54,8% de todos os moradores da capital acima de 18 anos já tomaram pelo menos uma dose de vacina.

Em relação ao esquema vacinal completo, que engloba a aplicação das duas doses ou, no caso da vacina Janssen, apenas uma dose, 19,4% de toda a população elegível já foi imunizada. “Temos um ritmo excelente de vacinação em Cuiabá. Só não temos um percentual ainda maior de pessoas vacinadas porque recebemos poucas vacinas a cada remessa. Temos 6 polos de vacinação e capacidade de aplicar 6,8 mil doses por dia, ou 40 mil por semana. Se recebêssemos doses suficientes para manter essa capacidade e não houvesse abstenções, seria possível terminar a vacinação de todos os cuiabanos em cerca de um mês e meio”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Uma comparação que acontece de maneira recorrente é em relação ao ritmo de vacinação em Campo Grande, mas isto é algo que não é aplicável. Para se ter uma ideia, Cuiabá até o momento recebeu 42% a menos de vacinas do que Campo Grande (317.267 doses a menos), ou seja, é completamente normal que a cobertura vacinal seja maior no estado vizinho, levando-se em conta a grande quantidade de vacinas a mais recebidas por eles. Além disso, Campo Grande recebeu 50,9% a mais de Coronavac, que favorece a rapidez na aplicação da segunda dose, pois o intervalo de aplicação entre as duas doses é de 28 dias. Campo Grande recebeu ainda 70,5% de doses a mais da vacina Janssen, que é dose única, o que favorece o aumento da cobertura vacinal da população.

Até o momento a capital de Mato Grosso aplicou 89,5% de todas as doses destinadas para a primeira aplicação. Este percentual pode ser ainda maior, se forem levadas em conta as perdas técnicas e o que ainda não entrou no registro oficial do Plano Nacional de Imunização. Neste caso, Cuiabá chega a 96,6% de utilização das doses. “Ao contrário do que muita gente fala, Cuiabá não tem doses estocadas. O Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Controladoria Geral da União fizeram auditoria na rede de Frio do Município e constataram que não há doses destinadas para primeira aplicação guardadas. As que estão estocadas são aquelas destinadas para segunda dose e que ainda não estão no momento de serem aplicadas”, revelou Pinheiro.

“Por duas vezes eu e o deputado Emanuel Pinheiro Neto solicitamos ao Governo Federal doses extras de vacinas para imunizarmos toda a população de Cuiabá. Mesmo após a constatação de uma nova variante que surgiu na capital com a realização da Copa América, nossa solicitação não foi atendida. Temos uma equipe altamente qualificada à frente da campanha de vacinação e profissionais igualmente capacitados, realizando a imunização de forma competente e organizada. Como já disse anteriormente, temos capacidade para vacinar toda a população elegível em um mês e meio, mas precisamos de vacinas para isto”, finalizou o prefeito.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais