A Prefeitura de Várzea Grande intensificou os serviços de infraestrutura e manutenção urbana nos últimos meses. Em apenas 10 meses de gestão, as equipes da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo já realizaram mais de 2.500 ações em toda a cidade, com foco na melhoria das vias e na prevenção de alagamentos.
Entre os destaques estão as operações tapa-buraco, com 900 intervenções e o uso de mais de 6 mil toneladas de massa asfáltica em 113 bairros e loteamentos. O trabalho tem garantido ruas mais seguras e melhor mobilidade para motoristas e pedestres.
Na limpeza de bocas de lobo, aproximadamente 450 caixas de captação foram desobstruídas em 60 bairros, evitando o acúmulo de água e reduzindo o risco de alagamentos.
Já o patrolamento e manutenção de vias não pavimentadas atendeu 550 ruas, totalizando mais de 600 quilômetros de estradas niveladas e compactadas em 80 bairros.
Outro serviço essencial foi a limpeza de canais e travessias, com 70 ações executadas em até 20 bairros entre eles Costa Verde, Cristo Rei e Jardim Glória garantindo o escoamento correto das águas das chuvas.
A Prefeitura também investiu em acessibilidade, com a construção de 44 rampas em pontos estratégicos, como as avenidas Presidente Arthur Bernardes, 31 de Março e Rodovia Mário Andreazza, promovendo mais inclusão e segurança.
Além dos serviços diários, o setor já recebeu cerca de 3 mil solicitações da população, que são analisadas e atendidas conforme prioridade e necessidade de cada região.
“Nosso trabalho é contínuo e preventivo. O objetivo é manter Várzea Grande preparada para o período chuvoso e melhorar a qualidade de vida de todos os várzea-grandenses”, destacou o secretário de Viação e Obras.
Entre as obras estruturais em andamento, ou já entregues, estão pontes e travessias reconstruídas nos bairros Monte Castelo, Costa Verde, 23 de Setembro e Jardim Alá, além de pavimentação e drenagem em regiões como Capão do Pequi, Paiaguás, Pirineu, Rua Várzea Grande (rua da Marajá) e Parque Tecnológico.
DESTRAVADA – Um dos avanços mais importante da atual gestão é o trabalho para destravar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Costa Verde/Santa Maria.
A Prefeitura de Várzea Grande apresentou ao Ministério das Cidades, em Brasília, o novo plano de ação que prevê a reestruturação do convênio federal e garante a continuidade e conclusão da obra, considerada estratégica para o futuro sustentável do município. A ETE foi lançada em 2013, mas teve obras paralisadas ao longo dos anos.
A ETE integra um conjunto de investimentos estruturantes em saneamento básico e infraestrutura urbana, que devem melhorar significativamente as condições ambientais e de saúde pública da população várzea-grandense.
Com planejamento, ritmo acelerado e foco na prevenção, a Prefeitura de Várzea Grande segue avançando para entregar uma cidade mais segura, acessível e preparada para os próximos desafios.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!