CULTURA

Entrega do monumento fez parte da programação de aniversário dos 111 anos de fundação do equipamento cultural da Secel-MT

Por SECOM MT
Publicado em 25-03-2023 às 00:38hrs
a Biblioteca Pública Estadual inaugurou nesta sexta-feira (24.03) a estátua que ilustraReferência para a história e cultura de Mato Grosso, e homenageia o historiador Estevão de Mendonça, primeiro diretor da instituição que também leva seu nome. A entrega do monumento fez parte da programação de aniversário dos 111 anos de fundação do equipamento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Entrega do monumento fez parte da programação de aniversário dos 111 anos de fundação do equipamento cultural da Secel-MT

Marcos Vergueiro - Secom/MT



“A biblioteca é um patrimônio da sociedade mato-grossense, um espaço que é fonte de conhecimento, de informação e de cultura. É uma honra estarmos aqui celebrando sua história com a entrega dessa homenagem ao Estevão de Mendonça, e que também marca a localização tão representativa da biblioteca, em um prédio histórico bem no centro de nossa capital”, destacou Jan Moura, secretário adjunto de Cultura da Secel.

A estátua identifica a existência da Biblioteca Estadual em um dos mais imponentes prédios do Centro Histórico de Cuiabá, o Palácio da Instrução. Produzida pelo artista plástico Elias Santos, o tributo à personalidade pública passa a ser também um ponto para eternizar memórias em fotos de visitantes. 

 

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça completa 111 anos de fundação
Créditos: Marcos Vergueiro/Secom-MT



Além da entrega do monumento, a programação de aniversário contou ainda com apresentação da Banda Musical da Polícia Militar de Mato Grosso e com uma palestra do historiador Suelme Evangelista Fernandes. Dentre os convidados, estiveram presentes no evento historiadores, educadores, estudantes e a neta de Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre Mendonça.

“Todos nós da equipe da biblioteca celebramos com muita alegria essa data. Temos orgulho por atuar nessa instituição de forte influência histórica e cultural, de interação e de convivência da comunidade. Que a Biblioteca Estevão de Mendonça continue sendo um lugar de referência para todos aqueles que buscam aprender”, enalteceu a gerente da Biblioteca, Elienes Moreira.

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça completa 111 anos de fundação
Créditos: Marcos Vergueiro/Secom-MT



Histórico e funcionamento
A Biblioteca Estadual foi criada por meio do Decreto 307 de 26 de março de 1912. Desde sua fundação, a então Bibliotheca Pública do Estado passou por outros cinco endereços localizados no centro da capital, Cuiabá, até ser instalada no Palácio da Instrução, em 1975, onde permanece até hoje. 

Foi em 1982, em homenagem ao seu primeiro diretor e organizador, que recebeu a denominação de Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Criada com um acervo de cerca de 1 mil exemplares, a instituição abriga hoje, aproximadamente, 75 mil volumes divididos nas coleções temáticas: Literatura, Mato Grosso, Indígena, Afro, Infantil, Arte, Obras raras, Braille, Periódicos, Multimídia, Assuntos Gerais, Especial e Obras de referência. 

O equipamento cultural é uma das unidades administrativas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e conta com uma equipe de profissionais das áreas da biblioteconomia, pedagogia e educação, além de técnicos e estagiários. O Decreto 1.302/2022 estabelece as diretrizes de seu funcionamento.

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça completa 111 anos de fundação
Créditos: Marcos Vergueiro/Secom-MT

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais