PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

POLITICA

Força-tarefa regulariza 49,8 mil títulos e Botelho reforça importância do voto

Por Secom ALMT
Publicado em 11-05-2024 às 09:45hrs
Casa de Leis atendeu cerca de três mil pessoas com movimento intenso no último dia do prazo

O exercício da cidadania da moradora do bairro Pedra 90, Maria Helena Pereira da Silva, estava impedido. Para se manter em dia com a Justiça Eleitoral, ela procurou o posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que atendeu quase três mil eleitores no período de 4 de abril até 8 de maio. Muitos, assim como Maria Helena, deixaram para o último dia do prazo de fechamento do Cadastro Eleitoral, o que gerou filas enormes na Casa de Leis.

O movimento foi intenso no dia 8 de maio, último dia do prazo para regularização dos títulos, e 26.645 pessoas procuraram a Assembleia Legislativa, Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento instaladas no Estado.

“Cheguei cedo para garantir o atendimento. “Meu título estava cancelado, e por isso, vim na Assembleia, isso facilitou muito”, diz a cidadã já apta para votar nas eleições municipais de 6 de outubro, deste ano.

Conforme o técnico administrativo do TRE-MT, Thiago Silvério, no mês de abril aproximadamente 200 pessoas foram atendidas diariamente na ALMT. Mas na reta final a procura aumentou significativamente, sendo regularizados 450 documentos por dia.

O presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho, informou que somente no último dia, 667 pessoas regularizaram as pendências com a Justiça Eleitoral no posto da ALMT. “A parceria com o TRE-MT facilitou muito o acesso, e no último dia, os atendimentos foram ampliados por conta da alta procura”, frisa.

A direção do TRE-MT, segundo Botelho, atendeu a reivindicação dos deputados. “Pedimos para desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e ela autorizou a equipe ficar mais tempo na ALMT. Pois sabemos o quanto é importante regularizar o título de eleitor e participar do movimento democrático nas eleições municipais. Fiquei feliz em saber que quase 500 mil pessoas estão aptas a votar no Estado. É um número bom, avançou muito”, disse o deputado parabenizando o trabalho realizado por toda equipe do TRE-MT e parceiros.

Resultados satisfatórios

Mato Grosso tinha 201 mil títulos cancelados, a maioria por ausência às urnas ou por não terem coletado dados biométricos. Para garantir o direito do voto à população, em março deste ano, foi feito um Acordo de Cooperação Técnica com os órgãos públicos a fim de abrir postos de atendimentos na ALMT, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Tribunal de Justiça (TJMT) e Câmara Municipal de Várzea Grande.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou o empenho de toda a equipe do Tribunal, magistrados, servidores, colaboradores e órgãos parceiros, ao longo de um ano (maio de 2023 a maio de 2024). Nesse período, foram realizados 516.637 atendimentos pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais