PI 9102 AL-MT AUDIÊNCIAS PUBLICAS de 24 a 30 SETEMBRO 2024

ECONOMIA

Intenção de consumo entre cuiabanos apresenta mais um aumento significativo em agosto

Por Da redação Fecomércio MT
Publicado em 26-09-2024 às 09:58hrs
Aumento pode ser em relação a melhoria de renda da população cuiabana

Em seu quarto crescimento consecutivo, a pesquisa que avalia a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Cuiabá, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstrou um aumento significativo de 3,5% no mês de setembro, chegando a 114,4 pontos. Conforme análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o índice atual também está 12,82% acima do registrado em setembro de 2023.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o forte crescimento da pesquisa observado no segundo semestre deste ano. “Nos últimos dois meses, observamos um crescimento significativo do índice, atingindo o maior patamar já registrado nos últimos nove anos. O cenário atual indica um forte impulso nas atividades de compra, o que se traduz em um ambiente positivo para o comércio em Cuiabá, especialmente neste segundo semestre”.

Quanto aos subíndices que impactaram no resultado, apresentam-se os maiores crescimentos a Perspectiva de Consumo (7,5%), o Nível de Consumo Atual (6,2%), o Momento para Duráveis (5%) e a Renda Atual (4,2%), seguido do Emprego Atual (2,8%) e a Compra a Prazo (2,4%). Registrou queda apenas o componente Perspectiva Profissional (-1,9%).

Em relação à Renda Atual, 59,5% dos respondentes avaliaram como “melhor” a renda e 22,4% avaliaram como “igual”, apenas 18% dos respondentes avaliaram como “pior” a situação atual da renda em comparação com o mesmo período do ano passado.

A melhora da renda pode se caracterizar, ainda segundo análise do IPF-MT, pelo aumento na geração de novas vagas de emprego no mercado de trabalho. A maior estabilidade com carteira assinada e a possibilidade de aumento na renda contribui para que as famílias na capital e do estado planejem eventuais compras no comércio.

O instituto também averiguou que o índice atual se mantém acima dos 100 pontos, o que indica um grau de satisfação para o consumo. Acima do registrado na média nacional, que soma 103,1 pontos em setembro e apresentou variação negativa de 0,3% sobre o mês anterior, refletindo uma piora na avaliação sobre a Perspectiva Profissional (-0,4%) e sobre o Acesso ao Crédito (-1,3%).

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais