ECONOMIA

Intenção de consumo entre cuiabanos registra primeiro crescimento no ano

Por Fecomércio MT
Publicado em 24-06-2024 às 07:04hrs
Apesar do crescimento tímido, os dados indicam cautela quanto ao crescimento

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá apresentou em junho a primeira alta no ano. O avanço de 0,2% apurado sobre o mês anterior colocou o índice em 106,2 pontos, mantendo-se pelo décimo mês seguido acima do marco de satisfação das famílias. O índice atual também está 19,86% maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando somava 88,6 pontos e figurava em zona de insatisfação na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o primeiro crescimento do índice no ano, projetando uma expectativa positiva para o segundo semestre. “Após quatro meses consecutivos em queda, a pesquisa volta a registrar crescimento na capital, o que pode gerar melhores expectativas para o cenário econômico do próximo semestre, uma vez que as principais datas comemorativas para o comércio acontecem nesse período do ano”.

Entre os subíndices que impactaram o resultado da pesquisa neste mês, destacam-se o Nível de Consumo Atual (2,7%), seguido da Perspectiva Profissional (1,4%), e da Perspectiva de Consumo e Compra a Prazo, com crescimento de 0,9% e 0,8%, respectivamente. O componente Renda Atual apresentou leve expansão de 0,2%, enquanto os subíndices em queda foram o de Momento para Duráveis (-2,5%) e o Emprego Atual (-1,5%).

Segundo análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o crescimento da Renda Atual, que vinha de recuo nos cinco primeiros meses do ano, combinado com a elevação no componente que monitora o Acesso ao Crédito, contribuiu para o avanço do nível de consumo atual das famílias na capital.

O que ajuda a explicar tal condição tem a ver com a situação atual do emprego, onde, na pesquisa 50,9% dos entrevistados afirmaram que estão mais seguros atualmente do que no mesmo período do ano passado e 53,9% disseram que a perspectiva profissional para os próximos seis meses é positiva. Na relação anual, 51,4% avaliaram que a renda familiar atual está melhor e 40,3% afirmaram que o acesso a crédito está mais difícil.

Crescimento com cautela

O índice nacional também registrou leve crescimento de 0,5% em relação ao mês de maio, atingindo 102,2 pontos. Na comparação anual, a pesquisa está 5,1% acima do registrado em junho de 2023. Dentre os componentes, o de Renda Atual variou positivamente em 0,7% e os demais apresentaram recuo, com destaque para a Perspectiva Profissional (-1,8%) e a Compra a Prazo (-1,6%).

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais