PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

SAÚDE

Maluf destaca estadualização do Hospital de Câncer e reforça necessidade de ampliação de exames de mama

Por Secom TCE/MT
Publicado em 13-10-2024 às 10:19hrs
Durante sessão do Plenário Presencial, o conselheiro ainda falou do momento de reflexão e apresentou dados preocupantes do estado.

Ao chamar a atenção dos gestores da saúde do estado e municípios sobre a importância da ampliação da oferta de exames para diagnóstico de câncer de mama, o vice-presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enalteceu a intenção do Governo do Estado de estadualizar o Hospital de Câncer (Hcan).

“Estou muito esperançoso com a decisão do governador Mauro Mendes de fazer a estadualização do Hospital do Câncer, aqui em Cuiabá. É uma ação relevante, por meio da qual vai ser ampliada a oferta de serviços. Alguns procedimentos vão ser dobrados ou triplicados, com o pagamento em dia. Então, fiquei muito otimista com a informação que recebi do secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo”, declarou durante a sessão ordinária desta terça-feira (8).

Na ocasião, o conselheiro, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, apresentou dados preocupantes no estado. “Estamos no Outubro Rosa e esse é um momento de reflexão. Muitas pessoas aguardam exames para o diagnóstico de uma doença que tem cura e é uma alta taxa de cura, se essa descoberta for feita precocemente. Por isso, eu chamo a atenção dos gestores para a importância de fazer essa reflexão, esse debate e sobretudo ampliar a oferta de exames para o diagnóstico no nosso estado.”

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, superado apenas pelo câncer de pele em termos de incidência, mas sendo o líder em mortalidade. Em 2023, o Instituto estimou 73.610 novos casos, com números que podem ser ainda maiores devido a falhas no sistema de saúde e subnotificações. Segundo Maluf, em Mato Grosso, a realidade não é diferente e requer medidas emergenciais, uma vez que existem 64 pacientes aguardando por biópsias de nódulos desde 2018, enquanto 5.485 esperam por mamografias bilaterais. 

“O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um apelo para que a sociedade se una na luta contra o câncer de mama. Devemos nos comprometer para garantir que todos, independentemente de gênero ou localização, tenham acesso à saúde integral e ao suporte necessário em sua jornada de enfrentamento da doença. A conscientização e a ação precisam ser constantes, para que possamos transformar a cor rosa em um símbolo de esperança e vitória em todas as épocas do ano”, concluiu o conselheiro.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais