Para Ana Fátima da Conceição, 59 anos, a garantia da água na torneira de casa é boa-nova para a rotina doméstica e para o pequeno comércio da família. Ela, o marido, filha e dois netinhos moram no Residencial Jonas Pinheiro III, comunidade que agora contará com o amparo da distribuição de água tratada de forma regularizada, graças à instalação das ligações das residências à rede. A entrega oficial da rede de distribuição aconteceu terça-feira, 13, pelo prefeito Emanuel Pinheiro.
A melhoria à comunidade se consolida após a autorização formal da Prefeitura de Cuiabá, baseada na Lei Municipal 6.213/2017, que permitiu o cadastramento de famílias pela Águas Cuiabá, concessionária de serviços de saneamento. Foram implantados 280 metros de rede de água e instalados 366 cavaletes com hidrômetros, viabilizando a interligação e fornecimento às residências.
O cadastramento das famílias foi feito de porta em porta, na união de esforços entre Prefeitura Municipal, Águas Cuiabá e Agência Reguladora, a Arsec. A chegada da infraestrutura adequada deixará para trás o cenário de mangueirões improvisados pelas ruas, quintais e mata que cerca o residencial.
“É um novo tempo para essas famílias, um tempo com mais dignidade, com mais saúde, com mais conforto. É mais uma mostra do olhar humanizado de nossa gestão e do poder transformador do saneamento. Chegamos a uma solução após meses de discussões, análises de viabilidade técnica e jurídica, colocando o ser humano em primeiro lugar. Água e dignidade. Jamais deixaria que tantos pais e mães de famílias continuassem penalizados”, declara o prefeito Emanuel Pinheiro.
Os benefícios já são comemorados pela comunidade. “Chegou na hora certa pra nós e a gente só tem a agradecer a cada um que se empenhou para que isso possa se concretizar. Nós temos aqui idosos, deficientes, muitas crianças e uma vida difícil. A gente queria ter a oportunidade de ter a água certinha, na torneira, cada um com o seu talão. É uma nova vida pro Jonas Pinheiro III”, afirma o presidente da Associação de Moradores, Washington Xavier.
A Águas Cuiabá observa que as ligações provisórias trazem ao cidadão consumidor os mesmos direitos e deveres dos demais clientes, que habitam áreas com infraestrutura já formalmente regularizada na área urbana de Cuiabá. A concessionária alerta que a existência de ligações clandestinas impacta a toda a sociedade e pode ocasionar problemas de baixa pressão na rede como um todo, riscos de contaminação e casos pontuais de falta d’água.
“Cada residência agora tem o seu hidrômetro e isso significa muito mais do que um medidor de consumo. Estar conectado à rede, do jeito certo e seguro, é garantia de acesso a água de qualidade, é inclusão no saneamento. Isso impacta positivamente a vida de centenas de pessoas, o que orgulha a todos nós, da Águas Cuiabá”, pontua Leonardo Menna, diretor geral da concessionária.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!