Pi 6196 FIT PANTANAL 2024 – PERÍODO DE VEICULAÇÃO 15 A 31 DE MAIO24

SAÚDE

Prefeitura toma medidas para testagem e tratamento de casos de covid-19 em Cuiabá

Por Secom PMC
Publicado em 07-02-2024 às 10:16hrs
Foram disponibilizados 10 leitos de UTI e mais de 50 mil testes rapidos

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma força-tarefa para conter o avanço de casos de covid-19 no município. Entre as ações, está adoção de um plano de ação que inclui a disponibilização de 18 leitos de enfermaria de retaguarda a rede de atendimento das UPAs e policlínica, 10 leitos de UTI adulto.

Além disso, a prefeitura também formalizou a compra emergencial de 50 mil testes rápidos de Covid-19 para atender as unidades de Saúde. O material está previsto para chegar até quinta-feira (08) no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC). Na sequência os testes serão distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Hospital São Benedito. Com o quantitativo a SMS prevê atender a demanda até o mês de agosto.

A iniciativa em caráter preventivo visa conter o surgimento de novos casos, uma vez que o diagnóstico de Covid-19 permite que a pessoa tome medidas cautelares para não contaminar outros indivíduos a sua volta.

Em janeiro deste ano foi detectado picos de casos de Covid-19 no período do dia 15 ao dia 25, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CUIABÁ). Acredita-se que o pico pode estar relacionado com o período de festividades, férias e viagens que são programações típicas dessa época do ano.

Diante do cenário atual em Cuiabá, que é considerado brando, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou a realização de testes em massa, através do dia D da testagem no município. 

Para o secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, é imprescindível que as pessoas estejam atentas aos primeiros sintomas, bem como manter os cuidados básicos individuais para reduzir a transmissão de Covid-19.

"A a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, está trabalhando com toda celeridade possível para garantir o bem-estar de todos os cuiabanos, com a disponibilização de leitos e de testes para a população, apesar das dificuldades encontradas após o período de intervenção", afirmou o secretário

Entre eles, manter o esquema vacinal contra a Covid-19 atualizado, lembrando que as vacinas estão disponíveis para os grupos prioritários; utilizar máscaras nos serviços de saúde, ambientes fechados e espaços com aglomerações de pessoas; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas da doença, entre outros.

O prefeito Emanuel Pinheiro que determinou a ação, diz estar preocupado, mas conta com o bom senso da população durante as festas de carnaval.

“Não é preciso obrigatoriedade por meio de decretos públicos, a conscientização é individual de maneira que cada um é responsável por cuidar da própria saúde e consequentemente dos demais a sua volta, seja familiar ou não”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Testes RT-PCR

Além dos testes rápidos, a SMS também fornecerá testes tipo RT-PCR, de eficácia maior, mas com prazo de apresentação de resultado em 72 horas. Na atual dinâmica de testagem com RT-PCR, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, onde passará por avaliação médica e, posteriormente, o médico agendará a testagem com RT-PCR, se entender que os sintomas são compatíveis com a doença. Após a realização do teste, o paciente é orientado a ficar em casa, de quarentena, enquanto aguarda o resultado. O paciente recebe atestado médico e aguarda o resultado, que sai em até 72 horas. Em caso de resultado positivo para casos leves, servidores da unidade de saúde entram em contato com o paciente, que passa a ser monitorado pela equipe.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais