Um Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira (05.06) pretende criar em Mato Grosso o Sistema Estadual de Contingência para Cenários de Alta Temperatura. O objetivo é prevenir e mitigar os impactos das ondas de calor, cada vez mais frequentes no país, protegendo a saúde e o bem-estar da população, especialmente dos trabalhadores expostos ao sol.
O PL, visa criar um sistema amplo de monitoramento e resposta às ondas de calor. Entre as principais medidas propostas estão a criação de um sistema de alerta precoce para eventos climáticos extremos, o desenvolvimento de planos de contingência e a implementação de ações preventivas voltadas para a saúde pública.
“Nós viveremos, como já estamos vivendo, infelizmente, ondas severas de calor e nós precisamos nos preparar para esse cenário. Esse projeto de lei tem como objetivo chamar atenção do poder público estadual para que nos preparemos para essas situações de eventos extremos e especialmente às ondas de calor que trazem danos ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana”, afirmou Lúdio durante a apresentação da proposta.
O projeto também estabelece medidas para a proteção e assistência a grupos vulneráveis e mais expostos ao sol, como camelôs, trabalhadores informais, motoristas de ônibus, taxistas, trabalhadores da construção civil, policiais, trabalhadores da coleta de lixo, entre outros. O poder público também será obrigado criar de abrigos temporários e pontos de distribuição de água potável para as pessoas mais vulneráveis.
Além disso, todos os funcionários públicos e terceirizados em trabalho externo terão direito a equipamentos de Equipamento de Proteção à Altas Temperaturas (EPAT) como protetor solar e óculos com proteção UV. Esse grupo de trabalhadores do setor público também terá o direito a pausas regulares durante jornadas de trabalho em condições de alta temperatura, visando à hidratação e descanso adequados.
O projeto de lei agora aguarda a apreciação dos parlamentares da ALMT. Caso aprovado, Mato Grosso se tornará um dos primeiros estados brasileiros a adotar um sistema tão amplo e preventivo contra os efeitos das ondas de calor. “É importante os parlamentares estaduais nos seus pronunciamentos pautarem esse tema”, destacou Lúdio.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!