O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lançou nesta semana, em Pontes e Lacerda, o programa ‘Líder de Fronteira’ para mobilizar, qualificar e integrar lideranças e negócios que compõem a faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. O programa prevê ações a serem desenvolvidas em sete municípios fronteiriços: Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Conquista D’Oeste e Cáceres.
Na última quarta-feira (14.08), além do lançamento da iniciativa, houve um encontro entre instituições e lideranças para o planejamento e coordenação das ações regionais que serão executadas nos próximos meses. E, nos dias 15 e 16, foram realizados encontros com empreendedores da região para construção de estratégias e desdobramentos das ações.
De acordo com a gerente regional do Sebrae/MT em Cáceres, Elisabeth Schimidt, o programa tem como objetivo integrar a cultura entre os países e fortalecer a economia por meio da ampliação das oportunidades de negócio.
“Reunimos pessoas com representatividade no âmbito empresarial, terceiro setor e na área pública e, no primeiro momento, nós fizemos uma entrevista com pessoas com perfil de coletividade, que querem e trabalham pelo crescimento da região. Durante o lançamento, podemos alinhar as expectativas e os próximos direcionamentos em prol do desenvolvimento da fronteira entre os países. Nos próximos meses, dois consultores do Sebrae/MT estarão atuando diretamente para fortalecer e fomentar os pequenos negócios dos sete municípios mato-grossenses que estão na faixa de fronteira”, afirma a gerente.
A gerente explica que Pontes e Lacerda foi a primeira cidade escolhida para receber o programa por ser um município estrategicamente centralizado na região. As atividades serão desenvolvidas até dezembro deste ano e, a partir de janeiro de 2025, o programa passa a ser itinerante entre os municípios.
“O Líder de Fronteira será itinerante para que todos conheçam a realidade dos municípios que estarão envolvidos nas ações. Além da atuação do Sebrae/MT, também temos representantes de municípios da Bolívia para contribuir com esse trabalho porque somos fronteira e a fronteira é um marco político. Somos irmãos e estamos construindo um ciclo de oportunidades de importação e exportação, troca de experiência, fortalecimento da economia e o Sebrae/MT vai apoiar os pequenos e microempreendedores que vão surgir por conta de toda essa transformação na região”, ressalta.
Durante o lançamento do Programa Líder de Fronteira, o cônsul da Bolívia no Brasil, David Perez Rapu, disse que a parceria com o Sebrae/MT no planejamento e execução de ações na região da fronteira é fundamental para aproveitar o ecossistema e as potencialidades dos dois países.
“Nós da Bolívia queremos compartilhar a visão que temos e queremos aumentar a integração de ambos lados da fronteira para que todos participem dessa transformação. A fronteira é uma região de interação econômica, política, comercial, cultural, científica e de união das famílias que moram na fronteira. É importante que os direitos fundamentais das pessoas sejam feitos da prática e que as pessoas tenham a oportunidade de viver com dignidade na fronteira. Será um importante trabalho de interação da fronteira com o resto do país e o mundo”, disse o cônsul.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!