O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), apresentará os roteiros turísticos, a gastronomia, arte, dança, artesanato e cultura mato-grossense durante o ‘8º Salão Nacional do Turismo’, realizado entre os dias 8 a 11 de agosto, no espaço Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento promovido pelo Ministério do Turismo reúne o setor turístico nacional, para apresentar ao público o que o Brasil tem de melhor para oferecer aos turistas de Norte a Sul, em todas as regiões do país.
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT), o Sebrae/MT deve participar de diversos espaços distribuídos pela feira, entre eles, o Espaço Experiência que trabalhará quatro ações principais, com o turismo de pesca esportiva, turismo de aventura, etnoturismo, turismo de negócios e eventos.
A gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT ressalta a importância desta iniciativa para fortalecer o segmento turístico do estado. “Teremos também a oportunidade das rodadas de negócios onde acontecem o contato com operadoras de turismo mato-grossenses e as nacionais e, algumas que atendem até o mercado internacional. Então é mais uma ação que realizamos dentro do evento em parceria com o Governo do Estado, para apoiar os pequenos negócios a acessarem novos mercados contribuindo com melhoria de competitividade do turismo mato-grossense”, disse.
A recepção do estande ficará por conta da comadre Pitu, que contará histórias de Mato Grosso para o público. Além disso, o mestre Alcides Ribeiro fará performance de esculpir a viola de cocho ao vivo e um pantaneiro apresentará o som do berrante ao vivo. Nos dias 8 e 9, o chef Marcelo Cotrim apresentará a culinária mato-grossense aos visitantes. Com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Mato Grosso, o grupo Flor Ribeirinha se apresenta no palco principal, nos dias 9 e 10.
No Espaço Brasil em Festa, serão retratados os festejos de São Benedito, da Cavalhada, dos Mascarados e da Dança do Congo. E, na ala Povos Originários, indígenas da etnia Parecis representarão Mato Grosso, com apresentações de danças e pinturas corporais. No espaço para o Afroturismo terão apresentações dos membros do Quilombo Mata Cavalo, que farão rodas de conversas e oficinas de turbantes, danças e bijuterias afro. O espaço Cafés do Brasil contará com o café premiado Massepô, produzido na terra indígena Umutina.
Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão espera receber cerca de 100 mil participantes, que vão conhecer produtos e atrativos turísticos de todos os estados, além viver de uma série de experiências que compõe o turismo nacional.
“Serão cinco grandes espaços que se relacionam formando o mosaico de experiências das 27 unidades da federação, unidos por uma praça central. E Mato Grosso terá a cenografia do Pantanal para contar as ricas experiências do nosso turismo, desde negócios, pesca, etno, afro, aventura, entre outras oportunidades que os turistas poderão experienciar”, falou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!