PI 82710 AL-MT CÍIRCULO DE PAZ de 23 a 30 DEZEMBRO 2024

SAÚDE

SES promove visita de deputados da comissão da saúde da ALMT ao Hospital Central

Por Secom Gov.MT
Publicado em 26-06-2024 às 09:27hrs
Parlamentares conheceram as obras do Hospital Central, cuja previsão de conclusão é dezembro de 2024

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promoveu, nesta terça-feira (25.06), uma visita técnica dos deputados estaduais da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) às instalações do Hospital Central, em Cuiabá. A obra, que ficou abandonada por cerca de 34 anos, já está 95% executada. 

Os parlamentares conheceram a estrutura do prédio, que foi ampliado em 23 m² após a retomada da obra, em 2020. A previsão de conclusão da obra é para dezembro de 2024. O início dos atendimentos deve ocorrer em 2025. 

Durante o encontro, foram vistoriadas as salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo (UTI), salas de internação e também o espaço de convivência do hospital.  

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, frisou a importância do Hospital Central para a saúde pública de Mato Grosso, já que a unidade irá atender demandas de alta complexidade e reduzirá a necessidade de remoção para outros estados. 

“O Hospital Central vai atender principalmente a alta complexidade. Queremos, através dele, atender tudo aquilo que ainda não podemos fazer em Mato Grosso. Serão atendidos casos de neurologia, pediatria, ortopedia, cardiovascular e transplantes. Estamos montando uma infraestrutura com tecnologia de ponta, para que possamos solucionar esses casos aqui mesmo, sem a necessidade de enviar pacientes para outros estados do Brasil”, explicou.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da ALMT, doutor João, reforçou que o Hospital Central é uma solução para diversas questões da saúde em Mato Grosso.

“Hoje estamos aqui para fazer essa visita de conhecimento técnico do nosso tão sonhado Hospital Central, que há mais de 30 anos estava parado e é extremamente importante para melhorar o problema da saúde. Além deste hospital, a partir do ano que vem, com o advento dos Hospitais Regionais que estão sendo construídos, a saúde de Mato Grosso vai dar um salto muito importante para a nossa população”, avaliou o parlamentar. 

A secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da SES, Mayara Nascimento, explicou a importância da interlocução entre a SES e a ALMT para o acompanhamento das obras do Hospital Central, que terá capacidade para 290 leitos de internação. 

“É importante que exista essa interlocução com os deputados para que eles tenham conhecimento de como está o andamento das obras, o que está sendo ampliado, ainda mais agora que entramos em uma fase importante em que começam a chegar os equipamentos e os aspectos finais. Estamos trabalhando muito para que esta estrutura ofereça o que há de mais moderno na área da saúde”, finalizou. 

O Hospital Central será referenciado para os atendimentos de alta complexidade e contará com um espaço de 32 mil metros quadrados de área construída. 

A unidade terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. 

Na visita técnica, também estiveram presentes os deputados Lúdio Cabral, Paulo Araújo e Sebastião Rezende, além do promotor de justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Milton Mattos.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais