Após um semestre de muito trabalho em Brasília, o vice-líder na Câmara dos Deputados, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto faz uma avaliação do primeiro semestre de seu segundo mandato. Nesta segunda (17), a Câmara federal entra em recesso parlamentar, encerrando as atividades da primeira metade do ano.
O parlamentar mato-grossense neste ano é integrante das Comissões Permanentes de Finanças e Tributação; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Além disso, ele também faz parte do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, e membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro.
Entre as principais ações do vice-líder do governo no primeiro semestre, também estão a destinação de cerca de R$ 18,8 milhões, através de emendas parlamentares, para mais de 30 cidades do estado do Mato Grosso. Esses recursos, os quais já foram pagos, serão investidos em áreas como saúde, educação, esporte e infraestrutura dos municípios. Além disso, a atuação do parlamentar ainda o levou a ser eleito vice-presidente da recém criada Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças.
Como destaque da atuação parlamentar do deputado emedebista está a escolha, logo após a posse em fevereiro, para ocupar o cargo de vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, sendo um dos 17 indicados pelo presidente dentre os integrantes de partidos que apoiam o governo. A função, a qual é de extrema importância para o estado que ele representa, pois facilita o diálogo do deputado com os ministérios e órgãos federais, trazendo benefícios para Mato Grosso, também é estratégica para o governo, pois o deputado tem se movimentado para fazer a interlocução com outros blocos políticos, a fim de gerar uma base de apoio mais sólida do governo na Câmara Federal.
Neste sentido, se destaca a articulação que o deputado federal realizou, juntamente com o deputado estadual Valdir Barranco e com a diretora executiva da Conab ex-deputada federal Professora Rosa Neide, entre o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o Movimento de Prefeitos e Vereadores da Região do Vale do Araguaia, a fim de discutir a finalização das obras das rodovias que cortam o estado.
Outra articulação que tem contribuído para a mobilização da comunidade pesqueira mato-grossense é com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em torno do projeto Transporte Zero, o qual foi aprovado na ALEMT, mas que tem recebido apoio do parlamentar, do ministro e do governo federal no sentido de impedir judicialmente a proposta que proíbe a pesca, armazenamento, transporte e comércio de peixes nos rios do estado.
Já no campo das proposições legislativas, o deputado federal apresentou quatro projetos de lei: o PL 790/2023, contra o comércio abusivo em situações de desastre; o PL 791/2023, para implantar o uso de Sistemas de Processamento de Dados e de Inteligência Artificial (IA) para monitorar e solucionar situações de riscos e desastres; o PL 1851/2023, proposta para tornar crime hediondo atos que atentem contra a democracia; e o PL do Entregador (3539/2023), medida que sugere maior proteção aos entregadores de aplicativo, evitando situações de violência contra esses trabalhadores.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!