O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, e o adido para agricultura e para água da embaixada, Ari Fischer, visitaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na manhã desta quarta-feira (13). Na ocasião, ambos receberam título de honraria e participaram da sessão ordinária que aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 1368/2024, que institui o “Dia Estadual contra o Antissemitismo”.
A visita à ALMT integra a agenda dos representantes da embaixada israelense no estado, que incluiu viagem pelos municípios do interior e a assinatura de um termo de cooperação técnica com o governo estadual para troca de conhecimentos nas áreas de educação e segurança. Na Assembleia, eles foram recebidos pelos deputados Eduardo Botelho (União) e Maxi Russi (PSB), presidente e primeiro-secretário do Legislativo, respectivamente.
O Projeto de Lei 13/68/2024, de autoria do deputado Max Russi, estabelece que seja instituído o Dia Estadual contra o Antissemitismo, em 9 novembro, mesma data em que se celebra o Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo no território europeu.
A proposta da data, de acordo com o deputado Max Russi, tem por objetivo relembrar o passado sombrio para evitar o retorno das atrocidades que acometeram o povo judeu. “O projeto busca estreitar o relacionamento com Israel, o Parlamento estadual apresentou um projeto contra o antissemitismo que busca reduzir ou coibir o preconceito e outras violências”.
Para o Embaixador Daniel Zonshine, o projeto tem um papel importante para a educação da população sobre o é o antissemitismo. “O projeto ajuda a difundir informações para identificar o antissemitismo, especialmente no último ano, que vem crescendo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Por isso também assinamos esse termo de cooperação para ajudar no processo de reconhecimento do antissemitismo, seja na educação e nas áreas de segurança”.
O presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, destacou a relação entre Mato Grosso e Israel, que são parceiros comerciais e podem aproximar ainda mais essa troca, não só de produtos, mas também de conhecimento. “Israel exporta tecnologia e somos um comprador dessa tecnologia, seja com relação à segurança na região de fronteira, seja para a agricultura de precisão, além de grande experiência para solucionar problemas hídricos. A aproximação é sempre positiva para os dois lados”.
De acordo com o Embaixador Daniel Zonshine, foi discutido com algumas entidades no estado sobre as tecnologias disponíveis para os setores de educação, de agricultura e que podem ser absorvidos por Mato Grosso. “A relação e a troca de experiência, com base também nas pesquisas que desenvolvemos, pode contribuir para melhorar não apenas a balança comercial, mas também a vida das pessoas”.
Honraria – Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (13), os deputados entregaram duas honrarias aos representantes da Embaixada de Israel. O embaixador Daniel Zonshine foi condecorado com a Comenda Filinto Müller, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destinada a homenagear personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares. O adido agrícola de Israel no Brasil, Ari Fisher, recebeu a Comenda Marechal Rondon.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!