PI 9103 AL-MT AUDIÊNCIAS PUBLICAS de 01 a 07 OUTUBRO 2024

CULTURA

Beco do Candeeiro ganha novo visual

Por da Redação
Publicado em 15-05-2021 às 00:35hrs
O “Beco do Candeeiro”, ponto histórico de Cuiabá localizado na rua 27 de Dezembro, foi revitalizado e ganhou novo visual após vários meses passando por reformas.
Beco do Candeeiro ganha novo visual emanuel pinheiro prefeito de cuiabá

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer entregou na tarde desta sexta-feira (14), o local totalmente remodelado para receber a população.
A obra ficou orçada no valor de R$ 247 mil e trata-se de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá, um resgate histórico da arquitetura local.
Para a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Carlina Jacob, trata-se de um local extremamente importante para a cultura de Cuiabá, e a reforma é o resgate histórico para a população cuiabana.
“A prefeitura está recuperando o Centro Histórico e dando vida onde tudo começou com a primeira rua iluminada de Mato Grosso e o início do comércio. Isso significa muito para a cultura cuiabana”, destaca ela.
De acordo com Carlina Jacob, a obra contou com apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).
Conforme o projeto, o local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos serão recolocados com iluminação moderna.
“Quando você retoma a primeira rua da cidade, onde inclusive chegaram os primeiros bandeirantes através da Prainha, você traz de volta toda a história da cidade e lembrança do espírito cuiabano”, falou Carçina.   
Na ocasião também foi apresentado o projeto de uma Base Integrada do Centro Histórico. A ideia é executar ações para garantir a proteção do patrimônio histórico na região e também oferecer serviços de saúde e acolhimento à população em situação de rua.
“O local terá um espaço denominado “Palco Popular”, para apresentações artísticas. Foi feito um trabalho de assistência social para a retirada das pessoas que viviam no local com tratamento e policiamento para dar segurança às pessoas frequentarem o Beco novamente”, afirmou Jacob.
A secretária ressalta ainda que o Beco do Candeeiro foi a primeira rua de Cuiabá, e a reforma faz parte do Projeto ‘PAC Cidades Históricas’, e é feita em uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a Prefeitura de Cuiabá.
“Será aberta uma licitação de chamamento público, em que uma empresa de publicidade, ou de eventos, será autorizada a realizar eventos no local, explorando a iniciativa privada, colocando propagandas e explorando comercialmente com feiras, apresentações e praça de alimentação”, disse a secretária.
Segundo a secretária de Cultura, foi feito um trabalho de acompanhamento e tratamento clínico dos dependentes de drogas que ocupavam o local, em parceria com representantes da População Nacional de Moradores de Rua, para buscar uma melhor saída.
“Entendo que com ações dessa natureza podemos recuperar não somente o local, mas as pessoas que ali frequentavam. É um problema difícil de combater, mas, atuações dessa natureza, vamos resgatar a nostalgia que marcou época”, explica.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais