A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) comemora os 111 anos de fundação nesta sexta-feira (24.03) com um evento voltado para a história da instituição. No dia, o público que visitar o espaço cultural poderá assistir a uma palestra do historiador Suelme Evangelista Fernandes, às 9h, que trará uma retrospectiva da biblioteca, reconhecida por ser a primeira de Mato Grosso. Além disso, haverá distribuição de livros e visita mediada.
O aniversário de fundação da Biblioteca Estevão de Mendonça é no dia 26 de março, mas neste ano a comemoração será antecipada para o dia 24. Ela foi inaugurada em 1912 e está localizada no Palácio da Instrução, centro histórico de Cuiabá.
É considerada a maior biblioteca pública de Mato Grosso, com aproximadamente 70 mil volumes em obras impressas e acervo informatizado, classificados em coleções temáticas: Mato Grosso, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral.
“A Biblioteca Pública Estevão de Mendonça é um importante espaço de difusão de conhecimento e da cultura. Está localizada na região central, com fácil acesso, em um prédio histórico e arejado, onde o público pode desfrutar de um momento de lazer. Além disso, oferece diferentes serviços para a população como visitas mediadas, salas de leitura, empréstimo de livros e laboratório de informática”, destaca a gerente da instituição, Elienes Moreira.
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e está localizada na Rua Antônio Maria, 151, centro de Cuiabá. O evento de comemoração dos 111 anos está sendo realizado em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!