Se as eleições para escolha do novo prefeito de Cuiabá fossem hoje, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), e o deputado federal, Abílio Júnior (PL), disputariam o segundo turno. É o que revela pesquisa da Percent, contratada pela TV Cuiabá, e realizada entre os dias 24 e 27 de agosto nas cinco regiões da Capital.
Na sondagem estimulada, Botelho lidera com 34% das intenções de voto. Em segundo lugar, apareceu Abílio, que cravou exatos 23%. O candidato do PT, Lúdio Cabral, surgiu com 14,8% de preferência. Já o empresário, Domingos Kennedy (MDB), que entrou de última hora na disputa majoritária, já pontou com 4%. Nulos e brancos 6,2%, indecisos 16,8% e não responderam 1,8%.
A Percent também mediu ainda o quadro espontâneo, quando não se apresenta nomes aos entrevistados. Mais uma vez, Botelho é o líder com 25,8%. Abílio é o segundo, registrando 16,9% de citações espontâneas. Lúdio abocanhou 10,1%, e Kennedy tem 3,2%. Nulos e brancos somam 3,3%, não responderam 0,6% e os indecisos, que ainda são a maioria dos eleitores cuiabanos, bateram 40,1%.
Confrontos
Em um possível segundo turno na Capital, Botelho derrotou todos os seus oponentes, de acordo com dados consolidados da Percent. Numa disputa direta com Abílio, Botelho cravou 40,8% das intenções de voto, contra 24,6% do candidato bolsonarista.
Se o segundo turno fosse com Kennedy, a frente ficaria ainda mais elástica. Botelho foi a 44,4%, contra 7,8% do empresário que representa a coligação do MDB e PDT.
Numa hipotética disputa contra o nome do PT, Botelho tem 40,8% de preferência, contra 16,5% de Lúdio. Neste caso, a frente de um oponente para o outro é de aproximadamente 24% dos votos brutos.
Por último, a Percent mediu eventual embate entre dois candidatos, sem a presença de Botelho na disputa. Neste cenário, Abílio tem 29,1% contra 22,8% de Lúdio. Sem o chefão do Legislativo na parada, os números de eleitores indecisos, e que não responderam, sobem muito, e chegam, somados, em cerca de 45% do eleitorado.
Para o proprietário da Percent, Ronye Steffan, a disputa em Cuiabá está se afunilando entre Botelho e Abílio, que aliás, intensificaram nos últimos dias ataques nas redes sociais.
“A campanha está apenas no começo, mas já se vê uma tendência clara de polarização entre dois nomes: Botelho e Abílio. O Lúdio precisa demarcar território, se impor como candidato majoritário, o que por enquanto ainda não ocorreu. O Kennedy foi o candidato que mais cresceu na nossa sondagem. Ele saiu de traço, ou quase zero, para 4%. É uma sinalização clara de ascensão, mesmo com a entrada tardia dele no processo eleitoral”, analisou Ronye.
Rejeição
Quando o assunto é recusa do eleitorado cuiabano, Abílio, como ocorreu nas pesquisas anteriores é disparado o mais rejeitado. Ele foi “recusado” por 20,9% dos entrevistados. Lúdio tem 11,7% de rejeição, seguido por Botelho e Kennedy com 10,7% e 9,6%, respectivamente.
Metodologia
A pesquisa presencial da Percent ouviu 1200 pessoas entre os dias 24 e 27 de agosto nas zonas urbana e rural de Cuiabá. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a quantitativa está devidamente registra na Justiça Eleitoral sob o número MT-03184/2024.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!