Otica seu Filó

VERdade

Centro de Treinamento Automotivo irá capacitar 400 profissionais por ano

Por Da Assessoria
Publicado em 13-02-2025 às 09:22hrs
A falta de mão de obra qualificada no setor é um dos problemas enfrentados não só pela indústria, mas também pelo agronegócio, especialmente em época de safra.

Com a demanda crescente por serviços de manutenção, desde veículos leves até os mais pesados, Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), também conhecida como a "Capital dos Rodantes Pesados", terá, a partir de 2025, a capacitação de 400 profissionais por ano no Centro de Treinamento Automotivo. Esse projeto será expandido para Sinop (500 km ao norte) e Várzea Grande nos próximos meses, com a disponibilização de mais de 30 cursos de qualificação profissional.

A formação será possível através de uma parceria do Grupo Mônaco com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul/MT). Nas três unidades de capacitação para o setor automotivo em Mato Grosso, serão investidos R$ 9 milhões, com aporte de R$ 4,8 milhões do Grupo Mônaco.

De acordo com o Observatório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), até 2023 o estado tinha cerca de 6,5 mil profissionais técnicos em mecânica automotiva e automobilística, número bem abaixo da demanda do mercado. A falta de mão de obra qualificada no setor é um dos problemas enfrentados não só pela indústria, mas também pelo agronegócio, especialmente em época de safra.

"Mato Grosso é um estado que cresce acima da média e isso demanda uma grande quantidade de profissionais, inclusive no setor automotivo. E para atender esse público é necessário investir em formação, que através deste Centro de Treinamento proporcionará um atendimento de alto nível para o setor. Essa iniciativa é uma parceria que todo mundo ganha, com retorno já em curto prazo", afirma o CEO do Grupo Mônaco, Rui Denardin.

"Nossa parceria viabiliza a instalação de três centros de treinamento: Rondonópolis e, em breve, Várzea Grande e Sinop. A soma desses três centros significa um aumento na quantidade de pessoas capacitadas para seguirem carreira no setor automotivo e, para o setor produtivo, são mais pessoas disponíveis para os projetos", avalia o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

Entre as formações que já estão disponíveis estão qualificações profissionais como mecânico de veículos leves, mecânico de veículos pesados rodoviários, eletricista veicular, além de aperfeiçoamento em diagnóstico e reparação de sistemas eletrônicos embarcados automotivos, instalação e manutenção de sistemas de GNV, entre outros. As inscrições podem ser feitas pela internet ou presencialmente no Senai em Rondonópolis.

"Isso representa muita inovação, é resultado de uma busca de mais de 10 anos. Somos a 'Capital do Rodante Pesado' e não tínhamos mão de obra qualificada. Com esse Centro de Treinamento, vamos conseguir levar mais jovens para a formação profissional e formar mais mecânicos para atender o nosso mercado. Representa um passo muito grande para o desenvolvimento da nossa infraestrutura", avalia a presidente do Sindimec-Sul/MT, Marília Santos de Almeida.

A parceria, que já está em funcionamento em Rondonópolis e em breve chegará a mais duas cidades de Mato Grosso, também poderá ser expandida para outras regiões. "Já estamos negociando em estados onde o agro começa também a ganhar força, como o Pará, o Maranhão e o Piauí, que também estão vivendo esse aumento da demanda".

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais