Com o trabalho do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT) por meio da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), o estado alcançou a importante marca de ter todos os 141 municípios integrados à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
A Redesim estabelece as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas para diminuir o tempo e o custo para o registro e a legalização das empresas.
“O trabalho realizado marca um momento de transformação e inovação nos processos, onde os municípios passam a ser protagonistas no fomento do empreendedorismo e na atração de mais negócios, empregos e renda, a partir do redesenho de processos e adoção de tecnologias que permitem o acesso a informações estratégicas, a redução da burocracia e de etapas desnecessárias e, principalmente, o tempo na abertura e alteração de empresas”, explica o consultor do Sebrae/MT, Mayquel Rohde.
Para o consultor, ter os 141 municípios de Mato Grosso integrados à Redesim significa um avanço pela competitividade e desenvolvimento territorial com o uso da tecnologia. “Precisamos, cada vez mais utilizar a tecnologia a nosso favor para melhorar os processos, tornando-o mais céleres, e potencializar novos empreendimentos”, afirma.
Parceria de sucesso
O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi de Carvalho, afirma que a parceria entre as instituições foi fundamental para que 100% dos municípios de Mato Grosso integrassem a rede. “O Sebrae/MT tem atuado nessa ativação desde o início e o processo começou desde a digitalização da Junta Comercial e posteriormente com as parcerias e conseguimos nos últimos cinco anos integrar todos os municípios”, falou.
O gerente explica que essa integração auxilia as micro e pequenas empresas de forma estratégica, porque diminui o tempo para verificação dos processos e diminui os custos porque elimina algumas etapas burocráticas, o que a torna mais simples e acessível.
“Se uma pessoa quisesse abrir uma empresa em Colniza, por exemplo, ela precisava enviar os documentos para Cuiabá e tudo isso tinha um custo. Com essa digitalização e com esse processo de integração, o processo de abertura fica mais rápido, bem como qualquer alteração ou fechamento da empresa e tira o custo o que se torna ainda mais positivo e eficaz para o micro e pequeno empresário. Esse ganho é muito significativo”, ressalta.
O presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, comenta sobre o trabalho em conjunto entre as instituições pelo desenvolvimento dos negócios de Mato Grosso.
“A Junta Comercial só conseguiu este resultado, graças à esta parceria com o Sebrae/MT, que foi muito importante para fazer o primeiro contato e orientação aos municípios e, posteriormente, a Jucemat foi até o município com tudo preparado para auxiliar na inserção de cada prefeitura à Redesim. Somos gratos por essa parceria e por esse resultado de 141 municípios atingidos”, ressalta.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!