Após permanecer estagnado no mês de agosto, com 106,9 pontos, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) da capital mato-grossense voltou a apresentar um leve aumento em setembro, alcançando 107,6 pontos. O crescimento de aproximadamente 0,65% na variação mensal coloca o índice atual entre os maiores já observado no ano, diminuindo a diferença no comparativo a setembro do ano passado, quando somava 114,8 pontos.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que o aumento do índice reflete a melhora do comércio em Cuiabá. “Embora esteja abaixo do registrado em setembro do ano passado, este mês trouxe resultados superiores aos anteriores, indicando uma melhora nas perspectivas atuais e futuras do comércio na capital, o que também pode refletir nos demais municípios do estado”.
Conforme análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) sobre a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a permanência do índice acima dos 100 pontos traz uma perspectiva positiva para os empresários do comércio na região, onde 66,1% deles preveem uma melhora na economia brasileira.
Essa condição reflete os subíndices que mais impactaram, sendo, em destaque, a Expectativa da Economia Brasileira (3,6%), a Situação Atual dos Estoques (2,9%) e o Nível de Investimentos das Empresas (2,5%). Já em queda, estão as Condições Atuais da Economia (-7,5%), e das Empresas (-1,3%), além da Expectativa do Comércio, que também variou em -1,3%.
Quanto à Expectativa de Contratações, 48,5% afirmaram que pretendem aumentar um pouco o quadro de funcionários. Além disso, em relação ao Nível de Investimento Atual da Empresa, 34,6% avaliaram que está um pouco maior esse mês e, sobre a Situação atual dos estoques, 59,3% apontaram que está adequada.
Com relação às Condições Atuais do país, 40,8% dos respondentes disseram que pioraram muito, enquanto para as Condições Atuais da Empresa, 41,1% afirmaram que melhoraram um pouco e 17,8% que melhoraram muito. Em relação à Expectativa da Empresa, 39,7% esperam que melhore um pouco e 37,9% disseram que a Expectativa para o Comércio é de melhorar um pouco, além de 34% que esperam melhorar muito.
No cenário nacional, a avaliação foi negativa em setembro, representado por uma queda de 1,6% ao mês anterior, marcando 109,9 pontos. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o recuo foi de 2,9%. O subíndice que se destacou negativamente foi a confiança dos comerciantes em relação às Condições Atuais da Economia, que sofreu recuo de 4,4% em relação ao mês anterior.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!