O secretário de Educação do Município de São Paulo, Fernando Pádula Novaes, fez uma ampla apresentação de programas voltados para a educação infantil na cidade em audiência concedida à secretária-executiva da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Copec/TCE-MT), Cassyra Vuolo. Realizada nesta quinta-feira (15), na sede da SME paulista, a reunião foi solicitada pelo conselheiro-presidente da Copec, Antonio Joaquim, com a intenção de conhecer boas práticas na área educacional e identificar possíveis parcerias.
A Comissão de Educação é responsável pelo Projeto 5 do Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento dos Municípios de Mato Grosso (Resolução Normativa 9/2023), por meio do qual o TCE-MT quer contribuir com a melhoria das políticas públicas. O programa definiu seis projetos temáticos, liderados por Comissões Permanentes. A Copec, entre os seus objetivos, quer contribuir com acesso e ampliação de vagas em creches e pré-escola, permanência de alunos nas séries do ensino fundamental e elevar a qualidade da educação ofertada em municípios, das creches ao 5° ano do ensino fundamental. O Programa de Sustentabilidade vai atuar inicialmente em 18 municípios de Mato Grosso.
A audiência com o secretário Fernando Pádula Novaes durou cerca de 50 minutos, tempo em que a secretária executiva da Copec fez 19 questionamentos previamente elaborados com intuito de conhecer os programas, projetos e estratégias da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As informações serão organizadas para apresentação ao conselheiro Antonio Joaquim e, em seguida, serem avaliadas para a hipótese de utilização como boas práticas.
Após fornecer as informações requeridas, o secretário Pádula entregou diversos documentos que orientam ações de educação infantil na capital paulista, como a Política de Atendimento da Educação Infantil 2024, o Manual de Gestão de Parcerias para os Centros de Educação Infantil – CEI (nomes das creches em São Paulo), com legislação acerca da matéria e cadernos sobre padrões básicos de qualidade, e o Programa Educação Infantil: Currículo da cidade (princípios e diretrizes).
“Foi uma reunião muito rica de informações, dentro da expectativa do conselheiro Antonio Joaquim. A cidade de São Paulo conta com 2.605 unidades de creches, administradas por um sistema informatizado e unificado de cadastros. São 85% de creches terceirizadas e 15% próprias do município. A Secretaria de Educação, por exemplo, possui um cadastro de imóveis para proprietários que têm interesse em locação para implantação de creches. Enfim, são muitas informações a serem analisadas”, contou Cassyra Vuolo.
Conforme a secretária-executiva, ferramentas e estratégias na execução de programas da SME de São Paulo tendem a serem utilizadas como boas práticas a serem seguidas no planejamento de ações pela COPEC na interlocução com municípios. “Em nome do nosso presidente Sergio Ricardo e do conselheiro Antonio Joaquim, fiz questão de agradecer a cortesia e interesse de colaborar do secretário Fernando Pádula Novaes”, acrescentou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!