Reportagens e fotografias publicadas a partir de 1º de agosto de 2025 poderão disputar o Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de Mato Grosso até a data de encerramento das inscrições. O projeto de lei que cria o prêmio ainda deve passar por segunda votação na Assembleia Legislativa e na sequência o edital será publicado.
A premiação busca reconhecer, valorizar e incentivar os profissionais da imprensa que mais se destacaram na produção de conteúdos jornalísticos que valorizem o Estado de Mato Grosso. O tema central da premiação é "Políticas Públicas Estaduais inovadoras que tornaram Mato Grosso um lugar melhor para se viver”.
Os assuntos das reportagens e fotografias, relacionados ao tema central, podem estar nos seguintes eixos temáticos: Infraestrutura, Social, Meio Ambiente, Educação, Empreendedorismo, Agricultura, Saúde, Cultura, Esporte, Segurança, Ciência e Tecnologia e Turismo.
A premiação será dividida em cinco categorias:
As inscrições para o prêmio serão gratuitas e deverão ser realizadas pela plataforma oficial a ser disponibilizada no site da Secom. Cada jornalista ou fotógrafo pode se inscrever em duas categorias, sendo que, em cada uma delas, é necessário apresentar um trabalho distinto.
Os vencedores ganharão prêmios em dinheiro, cujos valores serão divulgados no edital e estarão entre os maiores do Brasil.
A primeira edição do Prêmio de Jornalismo levará o nome do jornalista Ademar Andreola. A categoria Fotografia, de forma excepcional, levará o nome do fotojornalista Marcos Vergueiro. As homenagens são um reconhecimento às contribuições relevantes de ambos para a comunicação e memória jornalística de Mato Grosso.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!