O Programa Farmácia Popular atendeu mais de 170 mil pessoas em Mato Grosso entre janeiro de 2023 e julho de 2024, um aumento significativo em relação às 132 mil atendidas em 2022. A expansão do programa, anunciada em julho pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, garantiu que mais 11,8 mil pessoas no estado tivessem acesso a medicamentos gratuitos para condições como colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.
A medida faz parte de uma ampliação nacional, que agora oferece 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita, beneficiando mais de 2 milhões de brasileiros apenas no primeiro mês. Em todo o país, os medicamentos mais retirados foram Sinvastatina 20 mg, para colesterol alto, com 38,8 mil beneficiados; Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg, para Parkinson, com 13,1 mil beneficiados; e Budesonida 50 mcg, para rinite, com 12,1 mil beneficiados.
O Ministério da Saúde investiu R$ 35,5 milhões para atender essa nova demanda. Antes da ampliação, apenas medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepcionais e absorventes eram gratuitos, com o governo cobrindo até 90% do valor dos outros itens. Agora, 39 dos 41 itens ofertados são totalmente gratuitos.
Desde o relançamento do Farmácia Popular em 2023, o programa passou a incluir medicamentos gratuitos para osteoporose e anticoncepcionais, além de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos 20 anos, mais de 70 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa.
Em junho de 2023, 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família também passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos e fraldas geriátricas disponíveis no Farmácia Popular. Entre junho de 2023 e julho de 2024, 4,9 milhões de beneficiários foram contemplados, incluindo 611,6 mil mulheres que acessaram medicamentos para anticoncepção e osteoporose.
Meta de universalização e novos credenciamentos
A meta do Ministério da Saúde é universalizar o Farmácia Popular, cobrindo 93% do território nacional. Até agora, 536 novas farmácias foram credenciadas em 380 novos municípios, especialmente no Norte e Nordeste. Para atingir essa meta, o credenciamento de novos estabelecimentos foi aberto em 811 cidades de todas as regiões, com prioridade para aquelas que participam do Programa Mais Médicos, visando reduzir os vazios assistenciais no país.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!