A próxima reunião ordinária do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT), marcada para o dia 17 de abril, vai deliberar sobre as providências relativas à construção e ampliação de creches. A expectativa é que, nessa data, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) apresente aos demais órgãos e entidades que integram a governança os primeiros passos visando a diminuição da fila por creches em Mato Grosso.
Por determinação do governador Mauro Mendes, a Seduc está levantando o número de obras inacabadas de creches. De outro lado, no âmbito do Gaepe-MT, será feito um novo levantamento da carência de creches nos municípios mato-grossenses - para comparar com os dados apurados em 2023, que indicaram a falta de 15 mil vagas. De posse dessas informações, o Estado terá que definir como vai aplicar os recursos assegurados no orçamento de 2024.
A atuação do governo estadual nessa política pública foi assegura por emenda no valor de R$ 121 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, além de previsão contida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano PluriAnual (PPA). Com a aprovação dessas leis, a Assembleia Legislativa (ALMT) deliberou que o Estado atuará complementarmente aos municípios nessa área. Nesse sentido, e em reunião com integrantes do Gaepe-MT, o governador orientou o início das providências.
Essa atenção à educação infantil no âmbito do Estado se soma à decisão do governo federal, que anunciou este ano um plano nacional de construção creches em municípios. “Em vários Estados brasileiros estão ocorrendo iniciativas com o propósito de contemplar a primeira infância. Cuidar de crianças tem que ser um compromisso de todas as esferas da administração pública”, pondera o conselheiro Antonio Joaquim, que representa o TCE-MT no Gaepe-MT.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!