PI 9103 AL-MT AUDIÊNCIAS PUBLICAS de 01 a 07 OUTUBRO 2024

CULTURA

Instituto Histórico e Geográfico de MT ganha 11 novos membros; quardião da memória

Por ASSESSORIA
Publicado em 25-05-2021 às 12:56hrs
O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) ganhou 11 novos membros nesta terça-feira (25). As posses foram realizadas na Casa Barão de Melgaço, no centro de Cuiabá, em horários alternados. "O objetivo foi evitar aglomerações e garantir  medidas de biosegurança contra a Covid-19", explica a presidente do Instituto, Neila Barreto. 
POSSE CINEASTA RODRIGO PIOVEZAN O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) ganhou 11 novos membros

A sessão individualizada aberta pelo cerimonialista da casa barão Marcio Alves da Silva deu posse de novos membros do IHGMT ( GUARDIÕES DA MEMÓRIA DO IHGMT )

Passam a compor como membros efetivos Suelme Evangelista Fernandes, Rodrigo Stabille Piovezan, Rosana Lia Ravache, Leny Caselli Anzai, Cleusa Aparecida Pereira Gonçalves Zamproni, Clarindo Alves de Castro, Marcos Amaral Mendes, Edson Benedito Rondon Filho,  Jucinety Glória do Espírito Santo Vital de Carvalho, Ahmad Afif Jarrah e Mária Tereza Carrión Carracedo.

Todos os novos membros passaram por uma triagem realizada por uma banca montada pelo próprio IHGMT. Além da contagem de títulos, que garantiram uma pontução aos candidatos, eles passaram por uma banca de entrevistas. O processo foi publicado em edital, dando transparência total aos critérios de escolha.

1

Sulme Fernandes: tem como patrono no IHGMT, Estevão de Mendonça

 

"Dia importante para minha história pessoal, como historiador, que há mais de 20 anos me dedico à essa profissão, e que hoje eu tenho a honra de participar da Casa que foi de Dom Aquino Corrêa, Estevão de Mendonça, que é inclusive meu Patrono, Rubens de Mendonça, Lenine Póvoas e tantos outros imortais que passaram por esta Casa e hoje eu tenho a honra de tomar posse como historiador, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso", declarou, em vídeo publicado nas redes sociais o historiador, professor e analista político, ex-secretário de Agricultura Familiar do Estado, Suelme Fernandes, um dos oito novos membros.

2

Rodrigo Piovezan e Neila Barreto: novos projetos

 

"É com muita emoção, é com muito intuito de querer trabalhar, de querer explorar a nossa história, a nossa geografia, junto com os confrades fazer um trabalho digno desta instituição", disse outro membro empossa, Rodrigo Piovezan, também em vídeo . Formado em Propaganda e Marketing, com pós-gradução em Cinema, Piovezan é um dos diretores do premiadíssimo filme Rondon, o Desbravador. "Agradeço a Deus e vamos trabalhar. Vamos fazer projetos, produzir cultura, ser guardião, como a presidente falou, da história, da geografia de Mato Grosso", indicou.

Além de Neila Barreto, presidente do IHGMT, participaram dos atos de posse durante o dia diretores do Instituto como a professora Elizabeth Madureira, Ísis Catarina, Ana Fernandes e o deputado  e também professor Alan Kardec, que é vice-presidente.

3

Diretoria do IHGMT dá posse a novos membros

 

Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso é uma das mais antigas instituições culturais do Estado, fundado em 1919 por iniciativa do arcebisco de Cuiabá Dom Aquino Corrêa. Tem por objetivo fomentar a pesquisa e a preservação histórico-geográfica de Mato Grosso. Está sediado em Cuiabá, na Casa Barão de Melgaço, assim como a Academia Mato-grossense de Letras. 

Parabéns aos novos confrades e confreiras do Instituto!

VÍDEOS

https://youtu.be/cPJBMjf1Hzg

https://youtu.be/52Gc894iNEw

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais