A sétima edição do Prêmio Queijo Brasil, realizada entre os dias 11 e 14 de julho, em Blumenau-SC, consagrou Mato Grosso como um dos grandes polos na produção de queijos e derivados do país. Com a maior comitiva de sua história, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), o estado conquistou 50 medalhas na competição: sendo 8 de ouro, 24 de prata e 18 de bronze.
O resultado reafirma o potencial e a qualidade dos produtos lácteos regionais. A premiação é considerada a mais importante do setor no Brasil, reunindo centenas de produtores de todo o país e servindo como vitrine para a excelência dos produtos artesanais. Para o Sebrae Mato Grosso, o desempenho alcançado em 2025 é fruto de um trabalho contínuo de capacitação, apoio técnico e estímulo ao empreendedorismo rural e gastronômico.
“A participação recorrente nos concursos tem nos fortalecido, ao incentivar produtores a aprimorar parâmetros e processos na busca pela excelência do produto final, tanto na aparência, consistência, sabor, textura e aroma, quanto na regularização sanitária dos estabelecimentos, para garantir a segurança para a comunidade”, comenta a gerente estadual de Agronegócio do Sebrae/MT, Valéria Pires.
O grande destaque entre os participantes mato-grossenses foi a Queijaria Pé de Queijo, do município de Nobres (130 km de Cuiabá), que conquistou o título de melhor produto do estado com seu doce de leite com café. A iguaria encantou o júri técnico e simboliza a criatividade e a valorização dos ingredientes locais, elevando a produção artesanal de Mato Grosso a um novo patamar no cenário nacional.
Além das conquistas individuais, a participação expressiva do estado teve como objetivo não apenas competir, mas também aprender e se inspirar para novas iniciativas locais. “Mato Grosso está escrevendo uma nova história para os queijos e, além disso, buscando inspirações para fazermos o nosso concurso, o segundo concurso de queijos e outros lácteos, que será realizado, em outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá”, antecipou Valeria.
A gerente estadual ressaltou a importância do Sebrae Mato Grosso na qualificação dos empresários do setor e classificou as ações de desenvolvimento como um verdadeiro divisor de águas para a cadeia da pecuária leiteira.
“Dessa forma, o Sebrae se mantém na vanguarda do que há de mais atual e relevante no Brasil e no mundo. Para nós, é a oportunidade de agregar valor aos queijos, que já vem sendo premiados e elaborados com mais excelência. Nosso papel é contribuir para o fortalecimento da governança, promovendo a parceria entre produtores, academia, instituições de apoio, pesquisa e fiscalização”.
Prêmio Queijo Brasil
O evento, com entrada gratuita, conta com uma feira gastronômica e se consolida como ponto de encontro entre produtores, comerciantes e restaurantes. Além de queijos, os participantes podem experimentar azeites de oliva, cafés, charcutarias, cervejas, vinhos e geleias. Durante Prêmio Queijo Brasil, também serão realizadas rodadas de negócios, oficinas e a formação de queijistas – uma verdadeira oportunidade de aprendizado e networking para todos os participantes.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!