Mato Grosso registrou a segunda menor taxa de desemprego do país no terceiro trimestre de 2024, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. O índice estadual ficou em 2,3%, superado apenas por Rondônia, com 2,1%. Santa Catarina aparece em terceiro, com 2,8%.
Na contramão, as maiores taxas foram registradas em Pernambuco (10,5%), Bahia (9,7%) e Distrito Federal (8,8%). No total, sete unidades da federação apresentaram redução na desocupação, enquanto as demais não registraram variações estatisticamente significativas.
Em Mato Grosso, a taxa de desocupação caiu 1,0% em relação ao trimestre anterior e 0,2% na comparação com o mesmo período de 2023. O número de pessoas ocupadas no estado cresceu 6,6% no último ano, representando 120 mil novos postos de trabalho. Por outro lado, o contingente de desocupados diminuiu 30,5% no trimestre e 1,4% em relação ao ano passado.
O setor de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas foi o principal impulsionador do mercado de trabalho, com crescimento de 10,2% no último ano. As atividades de informação, comunicação e serviços financeiros também se destacaram, com expansão de 26,2%.
Em contrapartida, a agricultura, pecuária e pesca sofreram queda de 11,7% no período, enquanto o setor público registrou redução de 4,0%.
O rendimento médio mensal real habitual dos trabalhadores mato-grossenses, por sua vez, ficou em R$ 3.505, com leve redução em relação ao trimestre anterior, mas avanço na comparação anual. A massa de rendimento mensal atingiu R$ 6,7 bilhões, crescimento de cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2023.
Panorama nacional
A taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2024 caiu para 6,4%, redução de 0,5 ponto percentual (p.p.) frente ao segundo trimestre (6,9%). É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p. Esse recuo na taxa de desocupação do país foi acompanhado por sete das 27 unidades da federação (UFs).
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!