Hoje, dia 7 de fevereiro, quando se celebra o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, o deputado estadual e presidente da ALMT, Max Russi (PSB), reforça seu compromisso com a promoção dos direitos e a valorização das culturas indígenas em Mato Grosso. Em um contexto onde as comunidades indígenas enfrentam desafios significativos, Russi tem se destacado por suas ações voltadas para a proteção e o fortalecimento dessas populações.
Durante sua trajetória política, o deputado promoveu uma série de iniciativas que visam garantir melhores condições de vida e respeito à autonomia dos povos indígenas. Entre as ações, destaca-se a proposição de autoria de Russi, em que solicita a inclusão dos povos indígenas no programa Ser Família, capitaneado pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. Hoje já existe esse apoio e o Ser Indígena é uma realidade que leva auxílio financeiro às comunidades indígenas em situação de vulnerabilidade, localizadas em território mato-grossense.
“Nosso estado possui a maior concentração indígena do mundo, repleto de áreas demarcadas e problemas advindos da questão agrária e exploração de recursos naturais. Nada mais prudente e necessário que chamarmos a atenção à situação social dos povos e auxiliar com o básico para a subsistência desses cidadãos”, enfatiza Max Russi.
“É fundamental que o poder público reconheça e respeite a história e a cultura dos povos indígenas. Eles são parte essencial da nossa identidade e diversidade. Neste dia que marca a luta desse povo, reafirmo meu compromisso em trabalhar ao lado dessas comunidades, ouvindo suas necessidades e defendendo seus direitos”, finalizou.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Outras ações
Enquanto secretário-chefe da Casa Civil, o deputado estadual Max Russi acompanhou de perto e atendeu a diversas demandas e ações sustentáveis voltadas à população indígena. Russi articulou, também, a reconstrução da Escola Estadual Pirineus de Souza, localizada na Aldeia Aroeira, zona rural de Comodoro, que atende mais de 200 alunos de etnias da região.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!