SEGURANÇA

Moradores de rua colocam fogo em casarão histórico

Por Da redação ReporterMT.com.br
Publicado em 15-02-2024 às 09:28hrs
Quando a equipe de bombeiros chegou ao local, o fogo já havia sido apagado

Um pequeno incêndio atingiu o Casarão 155, localizado no cruzamento da rua Campo Grande com rua Pedro Celestino, no Centro Histórico de Cuiabá, nesta quarta-feira (14). Pessoas em situação de rua invadiram o imóvel e atearam fogo em um entulho que estava amontoado no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma guarnição foi acionada por populares informando que pessoas em situação de rua haviam ateado fogo no casarão. Quando a equipe chegou ao local, o fogo já estava apagado e havia apenas fumaça no imóvel.

Felizmente, apenas entulhos foram queimados.

Em 2015, a Prefeitura de Cuiabá assinou uma ordem de serviço referente às obras de requalificação do imóvel, conhecido como Casarão 155. A Archaios Engenharia, empresa contratada pelo município, deveria reformar pisos, telhados, pintura e troca da parte elétrica e hidráulica. A obra custaria R$ 662 mil aos cofres públicos.

À época, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo avaliava a implantação de uma creche no local.

Quase 10 anos depois, a única mudança visível foi na pintura externa do Casarão, que segue inutilizado. O abandono deixa o imóvel ao dispor das pessoas em situação de rua que, sem gestão ou acompanhamento, arriscam a própria vida e contribuem para devastação do local.

Procurada pelo RepórterMT, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, informou que o casarão é de propriedade da União. Contudo, encontra-se sob cessão de uso concedida ao município, que já deu início ao projeto de reforma e restauração e, também, está elaborando um plano de ações concretas para revitalizar o Centro Histórico como um todo.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais