Otica seu Filó

POLITICA

Prefeito Emanuel Pinheiro visita Mercado do Porto e destaca compromisso com mais de 170 comerciantes e o desenvolvimento da cidade

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 31-12-2024 às 07:57hrs
Coma reforma, o Mercado do porto passou a ter uma cara nova e continua sendo um ícone da cuiabania

A revitalização da região do Porto, uma área historicamente preterida em Cuiabá, está sendo transformada em um marco de desenvolvimento e valorização cultural, fruto do compromisso da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Com a entrega da segunda etapa de revitalização do Mercado Antônio Moysés Nadaf, a tradicional Feira do Porto, que deve ser realizada na terça-feira (31), a região consolida-se como um dos grandes legados deixados pelo gestor ao longo de seus oito anos de administração. Na manhã deste domingo, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, visitou o local e foi efusivamente recepecionado pelos permissionários. No total, o espaço conta com 176 espaços comerciais e mais de 400 vagas de estacionamento.

“A região do Porto é o coração histórico e cultural de Cuiabá, mas sempre foi deixada de lado. Desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso de mudar essa realidade, e hoje estamos entregando um espaço completamente revitalizado, que une modernidade e tradição, valorizando nossos feirantes e devolvendo à população um local digno, funcional e acolhedor. Esta é mais uma prova de que governamos para todos, promovendo inclusão e resgatando o orgulho de ser cuiabano”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A revitalização do Mercado do Porto, que beneficia diretamente 176 feirantes, inclui a modernização de suas instalações, com a inclusão de câmaras frias exclusivas, quadros de energia individualizados, medidores de água e climatizadores. Além disso, foram realizadas melhorias no calçamento, na acessibilidade, no sistema de drenagem e na substituição do telhado.

Essa entrega se soma a outras ações na área portuária, como a revitalização da Orla do Porto I, a criação da Vila Cuiabana e a inauguração do Aquário Municipal. Essas intervenções transformaram o Porto em um novo polo turístico e cultural da capital, promovendo convivência, lazer e oportunidades para os pequenos empreendedores da região.

“As obras no Mercado do Porto, somadas à revitalização da Orla, da Vila Cuiabana e do Aquário Municipal, trazem vida a uma área que antes era esquecida. Agora, o Porto é um lugar de celebração da nossa história e da nossa gente, gerando emprego, renda e promovendo a inclusão social”, destacou o prefeito agradecendo ainda ao ex-senador Blairo Maggi, ao ex deputado federal Neri Geller e ao senador Wellington Fagundes por destinarem emendas parlamentares que possibilitaram a revitalização do Mercado do Porto. 

A estrutura de tendas provisórias utilizadas durante as obras também terá nova finalidade, sendo adaptada para abrigar eventos culturais e gastronômicos, como o Festival da Pamonha, o Festival de Flores e o Festival de Pimenta. Essa estratégia reforça o compromisso de consolidar o Mercado do Porto como um ponto de encontro cultural e turístico, além de fomentar a economia local.

“Essa revitalização representa um marco na história do Mercado do Porto e na valorização da nossa cidade. O espaço ganhou uma estrutura moderna e funcional, que beneficia não apenas os feirantes, mas também toda a população cuiabana. É emocionante ver como essa obra reflete o desenvolvimento e o cuidado com a nossa tradição e cultura,” destacou o presidente da Associação do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemes Júnior.

Para a comerciante de frutas, Klélia Anacelto, há muitos anos, a revovação do espaço era aguardada. "Travalho aqui há dez anos e estou satisfeita. Faltam os ajustes finais, mas estamos todos entusiasmados", disse. 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais