O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou da solenidade de abertura da 56ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), na noite desta quinta-feira (11), no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, e destacou a importância da capital para o fortalecimento do agro mato-grossense. O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas estaduais e do setor do agronegócio.
“A 56ª edição da Expoagro é a consagração de uma grande festa e, para mim, é uma honra estar aqui representando Cuiabá. Por isso, eu gostaria de saudar a todos homenageando Cuiabá, que é a capital de todos os mato-grossenses e uma das principais responsáveis por Mato Grosso ser essa referência no agronegócio. Quero falar sobre os sacrifícios de Cuiabá, que inclusive deixou este solo abençoado, onde estamos hoje, marcado pelo Parque de Exposições e Eventos Senador Jonas Pinheiro. Cuiabá levou trezentos anos para conhecer a pavimentação asfáltica nos seus principais bairros e nas grandes saídas importantes para o leste e sul do estado, como Chapada e Campo Verde. Enquanto Cuiabá esperou décadas para esse desenvolvimento, o norte do estado, com apenas trinta anos, conseguiu a interligação e a pavimentação asfáltica de Várzea Grande até Alta Floresta, inclusive pavimentando o corredor da BR-163, berço do agronegócio. Cuiabá levou duzentos e oitenta anos para conhecer a independência energética; até trinta anos atrás, uma chuva mais forte podia apagar as luzes da nossa capital. O povo cuiabano renunciou a séculos de desenvolvimento para que, em cerca de trinta, quarenta anos, o nortão do nosso estado prosperasse. Todas as regiões do Mato Grosso conheceram a contribuição de Cuiabá. Isso é um exemplo do espírito de renúncia do povo cuiabano, permitindo que Mato Grosso desabrochasse para o Brasil e para o mundo, como um celeiro da economia nacional, uma terra de produção onde tudo o que se planta dá frutos”, disse.
Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, afirmou que a Expoagro é muito mais que shows e palestras e destacou que o evento é ‘onde o agronegócio vive’. “Esse ano, a Expoagro completa 60 anos com sua 56ª edição, e é por esse evento que as pessoas se encontram, é onde o agro vive. Nós temos orgulho de pertencer ao agro, às cadeias produtivas que movimentam este país”, destacou.
Atualmente, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio representa 21,36% do PIB de Mato Grosso e, com 62% da sua área preservada, o estado é considerado o maior produtor de grãos do país.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, por ser a maior força econômica do estado, apoiar a Expoagro e o Fórum das Cadeias Produtivas é incentivar o desenvolvimento do agronegócio mato-grossense.
“Nosso agronegócio é a maior força econômica do estado, e, ainda assim, somos o estado que mais preserva. Apoiar esse evento é apoiar o desenvolvimento das cadeias produtivas, as prospecções de negócios e o conhecimento que aqui será compartilhado”, reiterou.
A programação conta com 10 dias de shows nacionais e locais, sendo apenas duas noites com cobrança de entrada nos dias 19 e 20 de julho. O evento ainda terá leilões, rodeio, competições hípicas, parque de diversões, cursos gratuitos de qualificação, vitrine de animais, gastronomia, opções de lazer para a família.
Além disso, haverá paralelamente o congresso técnico “Fórum das Cadeias Produtivas”, que somará seis dias de debates em 2024. Em pauta, temas como mercado internacional, inovação, sustentabilidade, pecuária, agricultura, marketing e gestão de pessoas. A curadoria técnica do fórum será novamente realizada pela faculdade de Zootecnia da UFMT, por meio do projeto Conect Zoo.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!