O debate sobre ações que possam mitigar os efeitos da crise climática e garantir o futuro do Planeta ganha força no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que realizará sua 12ª Semana do Meio Ambiente a partir desta quarta-feira (5). Temas como reflorestamento e desenvolvimento sustentável serão destaque neste ano.
Desenvolvida pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS), liderada pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, a programação segue até sexta-feira (7) com feira da agricultura familiar e exposição de artesanato sustentável. Ao longo dos três dias também serão doadas mudas de diversas espécies, visando a contribuição dos servidores com o reflorestamento.
Na ocasião, também será lançado o berçário permanente de mudas do TCE-MT, que tem mais de 600 plantas ornamentais, nativas e medicinais do TCE-MT. Vale destacar que o órgão priorizou a reciclagem e a reutilização de materiais para produzir os vasos, como latas de tinta, pneus antigos e partes de móveis danificados.
Haverá ainda oficina de técnicas de modelagem e produção de cerâmica direcionada aos alunos da Escola Estadual Militar Dom Pedro II, que, no último mês, participaram de ação educativa no TCE-MT. A argila utilizada no processo é resultado dos substratos de estações de tratamento de água e esgoto (ETAs e ETEs).
Neste ano, a Semana do Meio Ambiente conta com parceria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer-MT), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e Serviço Social do Comércio (Sesc).
Dia Mundial do Meio ambiente
A agenda faz alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a data é celebrada em diversas instituições públicas e privadas mundo afora, promovendo a conscientização da população sobre o tema.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!