CULTURA

Projeto de Botelho institui o Dia do Lambadão em MT

Por Secom ALMT
Publicado em 06-06-2024 às 09:05hrs
Profissionais da música comemoram iniciativa do deputado que vai constar no calendário do Estado

Mato Grosso deve instituir o Dia do Lambadão, a ser comemorado anualmente em 10 de setembro. Se aprovado o Projeto de Lei 318/24, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, a data irá constar no calendário oficial do Estado.

Vlademir Oliveira dos Reis, que é professor de dança, produtor da banda G4 e presidente o Instituto Digoreste, comemorou a iniciativa de Botelho. Reis já prepara as festividades para o Dia do Lambadão Municipal, em 10 de setembro, com o espetáculo “Ritmos Digoreste”, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na ALMT.

“Instituir essa data também no Estado é ótimo para nossa classe. Desde 2007 dou aula e nunca consegui inserir o projeto nos bairros e escolas. Sempre almejamos um dia específico em âmbito estadual para comemorar, pois a classe do lambadão tem impacto econômico muito grande. São mais de 15 eventos na baixada cuiabana todos os finais de semana, que empregam de forma direta de 70 a 100 pessoas por evento”, explicou Reis.

O projeto aguarda o parecer da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, antes de ser apreciado em Plenário. Objetivo é estimular a cultura e fomentar a economia com a geração de empregos e renda, uma vez que diversos eventos são realizados ao som do lambadão, principalmente nos finais de semana.

Na proposta, Botelho destaca a importância da participação das associações de músicos e de grupos de dança, além da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL para a regulamentação da proposta. “Este projeto visa o reconhecimento dessa importante manifestação cultural pelo Poder Público”, afirma o deputado Botelho.

Reconhecimento aguardado

Miguel Santana, um dos fundadores da tradicional banda Scort Som, que leva o ritmo lambadão por todos os rincões, disse que o projeto valoriza o lambadão mato-grossense. “Acho ótimo ter o dia do lambadão, ritmo que leva alegria onde toca”, afirmou.

Com três décadas de muito sucesso, os nove integrantes da banda Real Som também são especialistas quando o ritmo é o lambadão. “São 33 anos tocando os ritmos mato-grossenses de muito sucesso, e o lambadão é muito pedido nos eventos, nas casas de shows, o pessoal gosta demais e ter um dia específico para comemorar será excelente”, afirmou o vocalista da banda Real Som, Valdelício Garcia Rodrigues.

Histórico do ritmo popular

Ao destacar a trajetória de criação do ritmo lambadão, Botelho cita, no projeto, trechos da monografia de Dewis Caldas, jornalista e documentarista, que se tornou especialista no assunto. Ele define as duas principais características do lambadão mato-grossense: a lambada paraense e o rasqueado que, por sua vez, tem influência da polca paraguaia.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais