EDUCAÇÃO

Projeto Educando para a Cuiabania reúne 500 estudantes no Hotel Fazenda em Cuiabá

Por Secom PMC
Publicado em 22-04-2024 às 07:01hrs
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, abriu o evento destacando a importância da valorização da cultura e história cuiabanas para a formação dos estudantes.

A 9ª edição do Projeto Educando para Cuiabania, em comemoração aos 305 anos de Cuiabá, reuniu no Hotel Fazenda Mato Grosso cerca de 500 estudantes da rede pública municipal de educação, da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 65 unidades educacionais. Foram dois dias de muita festa e emoção para as crianças, pais, avós e profissionais da educação que acompanharam as apresentações de siriri e rasqueado, teatro e exposição de desenhos no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, abriu o evento destacando a importância da valorização da cultura e história cuiabanas para a formação dos estudantes. Lembrou que esta última edição do Educando para Cuiabania na gestão Emanuel Pinheiro seria marcante mas o projeto, já consolidado na rede, vai avançar nas próximas gestões. “O projeto Educando para Cuiabania foi criado em 2015 para que a comunidade escolar, tivesse acesso ao conhecimento e as vivências das manifestações da cultura local, que constituem a identidade do povo cuiabano, para que pudessem valorizar e fortalecer essas manifestações”, disse Edilene Machado.

Além da formação dos profissionais da educação, todas as ações propostas no projeto respeitam os saberes e o conhecimento trazido de casa e trabalho de pesquisa desenvolvido pelos estudantes, com respeito à adversidade e a valorização da cultura regional.

Para a comunidade escolar, a emoção e o orgulho foram visíveis. “Dos pequenos aos maiores, tudo muito lindo e as crianças felizes”, disse uma das mães emocionada com as apresentações.

Entre os profissionais da educação, a manifestação foi a mesma. A diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof.ª Gracildes Melo Dantas, Maria do Carmo Martins contou que os estudantes ensaiaram com duas Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) e uma professora. O resultado foi unânime. “Estou muito emocionada e orgulhosa pelo trabalho que é desenvolvido na rede, um trabalho que valoriza as nossas raízes”, disse ela.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais