EDUCAÇÃO

Projeto Enxergar é Humanizar retoma atendimentos de 2024 nesta segunda-feira (18)

Por Secom PMC
Publicado em 16-03-2024 às 09:09hrs
Este ano, a previsão é de que sejam realizadas 2.207 consultas e entregues de forma totalmente gratuita, óculos com lentes antirreflexo e armações escolhidas pelos estudantes que precisarem.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia a partir da próxima segunda-feira (18), o Projeto Enxergar é Humanizar, edição 2024. Lançado em 2018 pelo prefeito Emanuel Pinheiro com o apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro, o Enxergar é Humanizar se tornou um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de resgatar um passivo social que afeta o processo de ensino aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal.

Este ano, a previsão é de que sejam realizadas 2.207 consultas e entregues de forma totalmente gratuita, óculos com lentes antirreflexo e armações escolhidas pelos estudantes que precisarem.

Por meio de exames realizados na Secretaria Municipal de Educação, em um espaço preparado para esse fim, serão avaliados e identificados os estudantes com distúrbios de refração, que necessitam do uso de óculos. Passarão pelo exame os estudantes indicados pelos professores e equipes gestoras.

A Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou o impacto positivo que o Projeto Enxergar é Humanizar tem no desenvolvimento, na qualidade de vida e no bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação.  “Esta é mais uma ação humanizada da gestão Emanuel Pinheiro, a fim de assegurar o direito básico de escolarização e garantir um processo de ensino aprendizagem de qualidade aos estudantes das unidades públicas do Município. Nossa expectativa é atender até o final do ano um número significativo de estudantes, promovendo qualidade de vida e melhorias na aprendizagem dessas crianças”, disse Edilene Machado.

Linha do tempo

No primeiro ano (2018), o Projeto Enxergar é Humanizar contemplou estudantes dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.

Com a pandemia, o projeto ficou suspenso entre os anos 2020 e 2021.

Em 2022, foi retomado com seu alcance ampliado para atender os estudantes até o 6º Ano.  Os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, e passaram por exame de optometria. Esse exame diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.

O Projeto Enxergar é Humanizar atendeu 300 estudantes em 2018 e 110 estudantes em 2022. No ano de 2023, o projeto  64 escolas urbanas e do campo, entregando 1.230 óculos aos estudantes que necessitavam da correção visual.

O projeto tem como foco os estudantes do 1º ao 9º Ano de escolas públicas municipais que ainda atendem esta etapa de ensino. Sete escolas já estão agendadas neste mês de março.

Serviço:

Projeto Enxergar é Humanizar

Hora: 07:30h e 13:30h

Local: Secretaria Municipal de Educação

 

Dia - 18/03

- EMEB Professor Onofre de Oliveira (matutino e vespertino) e EMEB São João Bosco (matutino)

Dia: 19/03

- EMEB Jescelino José Reiners (matutino e vespertino)

Dia: 21/03

- EMEB Ministro Marcos Freire (matutino e vespertino)

Dia: 25/03

- EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo (matutino e vespertino)

Dia: 26/03

- EMEB Dr. Orlando Nigro (matutino)

Dia: 27/03

- EMEB Silva Freire

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais