VERdade

Referência em consumo, TCE-MT abre programação da Semana de Conscientização à Eficiência Energética

Por Sicom TCE/MT
Publicado em 05-10-2023 às 08:04hrs
Referência nacional em consumo de energia, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu início à Semana de Conscientização à Eficiência Energética nesta terça-feira (3). A ação conta com extensa programação e reforça um dos principais pilares da sustentabilidade: a conscientização.

Não à toa, o TCE-MT foi o primeiro órgão público do Brasil a ser certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o selo ISO 50001, graças a seu Sistema de Gestão de Energia (SGE). O trabalho, que segue o direcionamento estratégico do conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, vem garantindo a recertificação ao longo dos anos. Clique aqui e confira.  

Dentre as principais ações voltadas ao setor está a implantação de um sistema de energia solar fotovoltaica, assegurada pelo presidente em 2022. “A mudança proporciona a utilização de energia limpa e renovável, e deve ser observada não só pelo retorno do investimento, mas também como uma aliada do meio-ambiente”, pontua Novelli. 

Os bons resultados foram destaque na abertura da Semana de Conscientização, que foi instituída pela Lei n° 10.307/2015, de autoria do então deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida, hoje conselheiro do TCE-MT e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.  

Na ocasião, o conselheiro chamou a atenção para a urgência do debate ambiental, fomentado pelo TCE-MT.  “Estamos ajudando o planeta com cada medida que tomamos. Não tem mais volta, os problemas ambientais chegaram à Cuiabá e isso traz um prejuízo geral. Então, vamos continuar com essa preocupação, fazendo nosso papel e dando nossa contribuição.” 

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, também falou sobre a importância da ISO 5001. “A recertificação comprova que estamos utilizando a energia de forma racional e, em ações como essas, o TCE-MT mostra que é possível entregar resultados e ser sustentável.”

Estratégias para a manutenção do selo serão abordadas ao longo de toda semana, com uma programação que inclui exposição, feira e show humorístico. Foi o que explicou o secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas. “É importante que façamos essas movimentações para massificar as informações sobre a importância do tema.”  

Segundo o secretário-executivo de Administração, Vitor Turri, a política energética do órgão é acompanhada por uma consultoria da ISO. “Existe uma auditoria bianual que certifica todos esses métodos, então, se temos essa certificação é porque consumimos de maneira racional. Um dos principais pilares desses resultados é a conscientização.” 

Já o subsecretário de Planejamento, Coordenação e Integração (Seplan), Guilherme de Almeida, falou sobre o trabalho do setor, que conduz as certificações ISO. “Momentos como estes são fundamentais para fomentarmos a cultura da organização e da economia de energia. Estamos fazendo de tudo para que todos saibam seu papel nesse processo.” 

Representando a Assembleia Legislativa (ALMT), o deputado Max Russi elogiou o trabalho realizado pela Corte de Contas e reforçou a parceria entre as instituições. “Parabenizo o presidente pelo avanço do Tribunal de Contas nesta gestão. Trabalhamos em sinergia e tenho certeza de que isso se traduz em benefícios para toda a população.”  

Confira a programação:

- 05/10 | 10h | Espaço Cultural Liu Arruda 

 Show humorístico com comadres Pitú, Odilza e Guarina

- 04/10 | 8h às 12h | Setores

Visita aos setores das comediantes, comadre Odilza e Guarina 

- 03 a 06/10 | 8h às 14h | Recepção do Ed. Marechal Rondon 

 Exposição de vídeos e banners informativos institucionais

Feira de luminária produzidas com artigos sustentáveis

Sorteio de brindes

Tira dúvidas com os atendentes da Energisa

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais