O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu 101 recomendações voltadas às ações preventivas, assistenciais, de controle e monitoramento da hanseníase no estado. A nota recomendatória, elaborada pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social e aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (10), é destinada aos municípios, Governo do Estado, Ministério Público Estadual (MPMT) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Conforme o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, as medidas foram motivadas pelos dados apresentados durante o Seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”, realizado pelo TCE. Na ocasião, foi exposto que o alto índice de incidência da doença no estado é motivado por fatores como condições ambientais, sociais e de higiene da população, questões econômicas e fluxos migratórios, além do baixo grau de conscientização e políticas de saúde ineficazes.
“Dessa forma, ressalto a importância da integração de esforços e da atuação coordenada de todos os atores, para que possamos alcançar resultados efetivos no combate à hanseníase no estado, garantindo o acesso da população aos serviços de saúde e a proteção dos direitos fundamentais”, declarou Maluf.
Dentre as ações estratégicas e preventivas de combate à hanseníase elencadas no documento está a testagem sistemática e continuada das populações residentes nos municípios, a criação de estratégias para detecção precoce por meio de busca ativa, exame sem contato e mapeamento de bolsões endêmicos, em parceria entre os municípios e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Além do encaminhamento para os órgãos públicos, Maluf recomendou que a nota seja enviada à Rede Universitária Nacional de Combate à Hanseníase, à Sociedade Brasileira de Hanseníase, ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), ao Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso, ao Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso, ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, ao Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Gestão, ao Movimento Nacional das Doenças Negligenciadas e ao Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!